Nestlé notifica jornalistas por causa de reportagem

Nas notas encaminhadas à equipe de jornalistas do site  O Joio e o Trigo, a Nestlé pede esclarecimentos sobre dois conteúdos recentemente publicados

O site O Joio e o Trigo foi notificado duas vezes pelo departamento jurídico da Nestlé — multinacional do ramo de alimentos e bebidas — após publicação de conteúdos que envolviam uma iniciativa e produtos da empresa. A notificação foi feita por meio de cartas datadas de 7 de junho, assinadas pelo vice-presidente jurídico e de relações institucionais da Nestlé, Flávio de Souza.

Nas notas encaminhadas à equipe de jornalistas do site, a Nestlé pede esclarecimentos sobre dois conteúdos: a reportagem “Nestlé lança calculadora que induz a consumir açúcar em excesso”, que questiona os diferentes limites de consumo diário de açúcar utilizados pela empresa para desenvolver a ferramenta; e a série de postagens sobre rotulagem chamada “Joio no Rótulo”, que aponta o excesso de ingredientes como sal, açúcar e gordura em produtos de diversas marcas, incluindo a Nestlé, com base nas informações contidas no rótulo.

Nas cartas há um pedido para que o site avalie melhor os conteúdos sobre produtos da empresa e afirma que tanto a reportagem quanto as publicações do Joio no Rótulo “parecem ter única finalidade de denegrir a imagem” da Nestlé. O Joio afirma, no entanto, que as publicações foram guiadas por critérios jornalísticos de relevância do assunto e que as diretrizes utilizadas no desenvolvimento do “Joio no Rótulo” são baseadas nas “recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e em evidências científicas que apontam a necessidade de limitar ou evitar o consumo de certos produtos”.

Nas cartas há um pedido para que o site avalie melhor os conteúdos sobre produtos da empresa

Para a publicação da reportagem sobre a calculadora de ingestão de açúcar, os jornalistas do Joio entraram em contato com a Nestlé por meio da assessoria de imprensa, que respondeu com uma nota. O mecanismo desenvolvido pela empresa separa o açúcar utilizado em preparações caseiras daquele que vem em produtos industrializados. Para o primeiro grupo, o limite adotado é o proposto pela OMS de 50 gramas de açúcar por dia, enquanto para o segundo grupo — que inclui produtos da Nestlé — o limite é mais alto, de 90 gramas por dia, estabelecido pela União Europeia. Em nota enviada pela assessoria, a empresa afirma que escolheu outra medida para produtos processados e ultraprocessados pois o limite estabelecido pela OMS não leva em conta os açúcares adicionados e os açúcares intrínsecos, ou seja, aqueles que estão presentes em ingredientes da composição, como leite.

Moriti Neto, repórter e editor do site, comenta que a via utilizada pela empresa para contatá-los chama a atenção. “Eles não usaram o caminho de praxe, que seria um primeiro contato e resposta via assessoria de comunicação. Apelaram diretamente para a via jurídica, o que, para nós, caracteriza uma óbvia tentativa de intimidação”.

Procurada pela Abraji, a assessoria de imprensa da Nestlé afirmou que a reportagem sobre a Calculadora de Açúcar contém “informações incorretas do ponto de vista nutricional”, mas não esclareceu quais. Segundo a assessoria, a carta enviada pelo vice-presidente jurídico e de relações institucionais da Nestlé teve o intuito de “elucidar questões técnicas que a companhia entende que deveriam ser esclarecidas”.

“Apelaram diretamente para a via jurídica, o que, para nós, caracteriza uma óbvia tentativa de intimidação”

Esta não é a primeira vez que o Joio é contatado por empresas do ramo alimentício. Em julho de 2018, a Coca-Cola enviou uma notificação extrajudicial para que o site retirasse do ar imagens que envolviam produtos da marca. A equipe decidiu então atender ao pedido da empresa, por não ter orçamento o suficiente para arcar com os custos de um eventual processo judicial. Desta vez, no entanto, os conteúdos questionados pela Nestlé não devem sair do ar.

***** ***** ***** *****

Por Natália Silva.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

22 horas ago

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

22 horas ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

22 horas ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

22 horas ago