O golpe das pseudoeditoras – por Vera Lucas

“A maior parte das editoras não divulga o livro – quando o faz é em locais que ninguém lê”. É o que desabafa jornalista em artigo para o Portal Comunique-se

Nas redes sociais, tenho visto inúmeros anúncios de editoras dispostas a produzir livros de escritores iniciantes. A maioria oferece mundos irreais, mas cobra fundos bem verdadeiros.

Leia mais:

Liguei para algumas e o menor orçamento que me ofereceram foi R$ 32 por um exemplar de 100 páginas, sendo que a quantidade mínima era também de 100 livros. Ou seja, total de R$ 3.200. Com a que cobrou mais caro (R$ 55 por exemplar, mínimo de 200) argumentei que esse valor seria alto até para o preço de capa de um autor conhecido. Recebi a resposta “mas encare isso como um investimento na sua carreira promissora”. Então, “tá!”.

Enfim, caso a pessoa queira apenas realizar um desejo, sem fins lucrativos, e tenha o dinheiro para pagar por ele, tudo bem.

“Percebo o aumento repentino, em plena pandemia, de pseudoeditoras manipulando os sonhos de quem quer ser publicado”

O problema é quando o escritor pretende receber o gasto de volta e ainda lucrar algo. Aí, complica. A maior parte das editoras não divulga o livro – quando o faz é em locais que ninguém lê – e também não distribui os exemplares pelas livrarias. Assim, cabe ao autor essa maratona.

Qualquer movimento para incentivar os escritores estreantes é muito válido. Mas percebo o aumento repentino, em plena pandemia, de pseudoeditoras manipulando os sonhos de quem quer ser publicado. Embora elas incentivem muito até receberem o dinheiro, o resultado é, quase sempre, o autor de um lado e livros encalhados de outro. No meio, o prejuízo e a frustração.

____________________

Por Vera Lucas, jornalista e escritora.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

14 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago