COMUNICAÇÃO

Em meio à pandemia, imprensa investe em ações de solidariedade

Em meio à pandemia, imprensa investe em ações de solidariedade
Imagem: Canva

As ações são realizadas pelo Grupo Bandeirantes e pelo Jornal Plural, em Curitiba

Para além das reportagens, veículos de comunicação estão participando de ações de solidariedade. Ao menos, é o caso da Band e do Jornal Plural, de Curitiba, que iniciaram projetos de arrecadação durante a pandemia da Covid-19.

A campanha nacional do Grupo Bandeirantes já está ajudando milhares de famílias. Com início há pouco mais de um mês, as doações alcançaram o valor de R$50 milhões, o dobro da meta inicial. O resultado possibilitou que, até a última segunda-feira, 26, fossem arrecadados quase 14 milhões de alimentos.

A ação é fruto da parceria entre a Band, a ONG Rede Gerando Falcões e a Central Única das Favelas (Cufa). Todos os veículos do Grupo participam do projeto social, assim como as emissoras próprias e afiliadas em todo o país. As doações à campanha são feitas online, por meio da página ‘Band contra a fome’.

Leia mais:

Na capital paranaense, a campanha de solidariedade é realizada entre o Jornal Plural, a consultora social Youngers e a agência de comunicação Zelig. A ação ‘Vale Solidariedade’ é destinada a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em sete vilas de Curitiba e de São José dos Pinhais a partir da entrega de vale-compras no valor de R$100.

O objetivo do projeto é que cada família possa utilizar o dinheiro de acordo com as suas necessidades, sejam elas em alimentação, higiene ou cuidados básicos. “Nós trabalhamos basicamente com jornalismo, mas a cidadania é também um compromisso nosso, assim como deve ser de todo mundo, especialmente num momento como esse”, afirma a coordenadora-geral do Jornal Plural, Rosiane Correia de Freitas.

De todo o valor arrecadado, 70% é destinado às famílias e 30% à gestão do programa, como pagamento das pessoas que fazem os contatos nas vilas e dos funcionários envolvidos no projeto. As arrecadações são feitas de forma online, por meio do site da campanha.

SOBRE O AUTOR

Julia Renó

Jornalista, 23 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

COMENTAR

COMENTAR