“A foto não é o primo pobre da redação”. Tendo esse pensamento em mente, o fotógrafo Cláudio Gatti se move no jornalismo brasileiro. Movimento que faz com que nesta semana seja estampada em bancas de jornais — e nas redes sociais — a centésima capa da revista IstoÉ Dinheiro que apresenta em destaque uma imagem que surge a partir de seu olhar aguçado. Trabalho que há 17 anos vem combinando criatividade, poder de argumentação e faro jornalístico — apesar da formação em engenharia mecânica pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes (MG).
A capa da atual edição da IstoÉ, ilustrada pela centésima vez por meio das lentes de Cláudio Gatti, apresenta os principais elementos que o fotógrafo vem há anos tentando imprimir. A foto apresenta o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho, diretor-presidente do Porto de Santos há um ano, segurando um leme. E isso em pleno cais. Em um fim de tarde chuvoso no litoral paulista. Registro que foi muito além de ser mero apoio para a reportagem. Serviu para pautar o título da matéria que gira em torno da possível privatização do porto.
“O novo rumo do Porto de Santos” foi a manchete definida pela direção da IstoÉ Dinheiro para acompanhar a foto registrada por Cláudio Gatti. A capa de número 100 do profissional para a revista da Editora Três deu trabalho. E contou com criatividade, suor, sorte e “cara de pau”. O leme foi pego emprestado da sala de um funcionário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). “Antes mesmo de entrevistarmos o Tércio, fiquei com a sensação de que o leme poderia ser útil para o meu trabalho”, conta o fotojornalista em contato com a reportagem do Portal Comunique-se.
Ao chegar ao Porto de Santos, chuva. Condição que foi usada a favor da fotografia, endossa Cláudio Gatti. “Já pensei em aproveitar as poças d’água luz para mostrar o Tércio guiando o porto, como um comandante de navio”, destaca. Para isso, porém, seria necessário que a chuva cessasse antes do anoitecer. E aí, além da criatividade e do poder de comunicação em convencer o executivo a aceitar posar para fotos mais descontraídas, veio a sorte. A chuva parou de cair sobre o Porto de Santos ao fim da tarde. Resultado: capa de revista! A centésima da IstoÉ Dinheiro com o clique de Cláudio Gatti.
Para realizar o trabalho que rendeu a sua capa de número 100 para a IstoÉ Dinheiro, Cláudio Gatti contou com a parceria de um novo colega de trabalho. Além de suas imagens, o material publicado pela revista tem reportagem e texto de Sérgio Vieira. Jornalista que emplacou a sua primeira matéria de capa do impresso sobre economia e negócios. Isso porque ele foi contratado pela Editora Três na última semana. E teve a estreia elogiada pelo parceiro de trabalho. “Enquanto eu montava o equipamento [em pleno cais], brincando com o reflexo, pensando em como usar o leme e como ‘casar’ com a pauta [sobre a privatização do Porto de Santos], o Sérgio entrevistou o Tércio no carro. Entrevista que durou uma hora e meia”, revela o fotógrafo sobre mais um episódio de “glamour” do jornalismo.
A imagem estrelada por Casemiro Tércio Carvalho não é a primeira assinada por Cláudio Gatti que mostra um executivo brasileiro para além da formalidade de terno e gravata. Ao decorrer dos últimos anos, ele tem atuado para “humanizar” gestores, empresários e empreendedores. Trabalho que além das 100 capas emplacadas na IstoÉ Dinheiro conta com registros na Veja, na IstoÉ Dinheiro Rural e em outras publicações. Pelas lentes do experiente fotojornalista, Ivan Zurita (ex-presidente da Nestlé), por exemplo, apareceu se embebedando de Leite Ninho.
Carlos Wizard, por sua vez, já teve o rosto pintado com as cores da bandeira do Reino Unido e, em outra oportunidade, se deitou em banco de praça com um livro em mãos. Luciano Hang posou envolto à bandeira do Brasil sobre a asa de um avião. Presidente do Bradesco, Octavio de Lazari já subiu sorridente num galho de árvore em plena Cidade de Deus, bairro em Osasco (SP) que abriga a sede da empresa. João Doria Jr. figurou descalço em pleno Parque do Ibirapuera. Presidente da Vitacon, Alexandre Frankel foi — de bicicleta e roupa social — suspenso por guindaste em meio a arranha-céus da capital paulista.
A humanização de executivos fez com que o trabalho de Cláudio Gatti fosse para além das páginas — e capas — da IstoÉ Dinheiro. Imagens registradas pelo fotógrafo já ganharam espaço pelo mundo. Em outubro de 2017, uma seleção de fotos dele — sempre mostrando empresários de modo irreverente — formou exposição em pleno Carrousel du Louvre, em Paris (França). De junho a novembro de 2019, sua arte esteve presente na Bienal de Veneza, na Itália. Seja em exposições internacionais ou em busca de mais um capa de revista no Brasil, Cláudio Gatti é enfático: segue tendo paixão em contar histórias por meio da fotografia. Sorte do público.
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