Opinião

4 obstáculos enfrentados por mulheres que empreendem na comunicação

A pandemia causada pelo coronavírus exigiu que grande parte dos profissionais e negócios se reinventassem, entre eles as mulheres. Muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office, e-commerce ou mesmo modernizar seu negócio em busca da vitrine virtual, onde cada vez mais tudo acontece.

Leia mais:

Foi na contramão dessa crise que algumas mulheres empreendedoras enxergaram uma oportunidade de crescer e alcançar o sucesso. Todos os negócios foram afetados por conta da pandemia, o que diferencia o resultado disso é a forma com que cada empresa lida com a crise.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, as mulheres foram mais rápidas e eficientes ao implementarem inovações em seus negócios durante a pandemia. Enquanto 11% das mulheres inovaram em seus negócios, apenas 7% dos homens fizeram alguma mudança.

Além disso, a pandemia normalizou a migração dos negócios físicos para o online. A pesquisa global CEO Outlook 2020, realizada pela consultora KPMG, demonstra que a pandemia acelerou a transformação digital das empresas. Para 67% dos executivos ouvidos, a digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio meses e até anos à frente do que esperavam.

Aproveitando todo este cenário, muitas empreendedoras usaram da transformação digital para alavancar seus negócios, mas ainda enfrentam muitas situações de machismo. Pensando nisso, listo 4 exemplos de machismo que as mulheres empreendedoras enfrentam diariamente. Confira:

  1. Não te deixam falar: sabe quando o homem não deixa você falar durante uma reunião ou te interrompe a todo momento? Essa atitude é tão comum que o termo tem até um nome: manterrupting.
  2. Explicam o que você já falou: você está falando ou fazendo alguma apresentação quando é cortada pelo seu colega/cliente (homem). Então, ele diz que não é dessa forma e que o correto é exatamente o que você falou, mas com as palavras dele.
  3. Faz piadas sobre TPM: quando você se impõe e coloca sua ideia de forma assertiva muitas vezes vai acabar ouvindo: ela está de tpm.
  4. O famoso mansplaining: eles começam a te explicar algo (sobre seu negócio ou não), assumindo que você não entende sobre o assunto. Essa explicação é dada sem que a mulher tenha pedido e muitas vezes se refere a assuntos óbvios ou temas que a mulher tenha domínio.

*Maria Carolina Rossi é jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Em 2023, 84% da população não comprou nenhum livro

No último ano, cerca de 84% da população brasileira com mais de 18 anos, não…

6 minutos ago

Histórias infantis podem auxiliar no sono das crianças

A prática de contar histórias para crianças é mais do que ajudar os pequenos a…

35 minutos ago

Estudo aponta expansão no mercado de provedores de Internet

A Pesquisa TIC Provedores, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou um…

44 minutos ago

Carreira de perícia grafotécnica expande no Brasil

Em constante ascensão no Brasil, o mercado de trabalho para peritos grafotécnicos tem demonstrado um…

56 minutos ago

Financial Times 500: crescimento da MonetizeMore reconhecido pela terceira vez

A MonetizeMore, uma das maiores empresas globais em monetização de publishers e Google Certified Publishing…

1 hora ago

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Resultado de uma Oficina Literária, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça da Bahia,…

1 hora ago