Portal Comunique-se

Odir Cunha apresenta lições de jornalismo em novo livro

Jornalista e escritor com mais de 40 anos de carreira dedicados aos mais diversificados veículos de comunicação e mais de 20 obras publicadas no mercado editorial, Odir Cunha tem novo livro na praça. Nesta semana, ele lançou Lições de Jornalismo, publicação comercializada pela Summus Editora. Nas páginas, o autor busca conversar diretamente com estudantes e jovens profissionais da comunicação social. Ao todo, 60 dicas são registradas. Todas apresentam o mesmo teor: comprovar que o jornalismo não morreu.

Durante o processo de escrever o livro, Odir Cunha enfatiza que o seu histórico profissional contribuiu para que conseguisse desenrolar as seis dezenas de lições de jornalismo. “O fato de não ter permanecido muitos anos em uma mesma empresa e de não ter me dedicado à mesma tarefa jornalística acabou por me dar, acredito, uma vivência enriquecedora em várias mídias: do jornal diário às revistas, às rádios, às tevês e à internet, sem contar os livros, para mim também uma forma de fazer jornalismo”, afirma o escritor que atualmente edita o blog que leva o seu nome e se propõe a discutir pautas relacionadas ao seu time do coração: o Santos Futebol Clube.

As lições de jornalismo que dão título ao mais novo livro brasileiro são divididas em 160 páginas e 10 capítulos. A obra pontua que para um jornalista ter sucesso na carreira é necessário:

  1. Humildade
  2. Respeito
  3. Isenção
  4. Precisão
  5. Empatia
  6. Abnegação
  7. Técnica
  8. Conhecimento
  9. Ousadia
  10. Criatividade

Indo ao encontro do que Odir Cunha escreve no primeiro capítulo, o prefácio de Lições de Jornalismo é assinado por Fernando Portela. O prefaciador destaca como o “foca” Odir Cunha demonstrava humildade e vontade de aprender ao iniciar seus trabalhos na redação do Jornal da Tarde. Resultado? Segundo consta no título destacado por Portela, o então “foca virou professor”.

Lições de jornalismo – Odir Cunha

Páginas: 160
Editora: Summus
Preço: R$ 51,90 (site da editora)

Trecho de Lições de jornalismo, novo livro de Odir Cunha

Confira o início do capítulo sobre humildade.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Adicione um comentário

Publicidade

Papo de Redação

Prêmio 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata