Oito projetos brasileiros foram selecionados para receber apoio financeiro do Google News Initiative (GNI). As ideias selecionadas foram avaliadas para a nova edição do Desafio de Inovação, que teve inscrições iniciadas em março deste ano e é composto por organizações ligadas ao jornalismo de nove países da América Latina.
Segundo o Google, os projetos contemplados nos nove países receberão, no total, o financiamento de US$2 milhões. Individualmente, o valor poderá chegar a US$ 250 mil, que deverá ser utilizado para o desenvolvimento das propostas enviadas à empresa americana.
O objetivo do auxílio do GNI é contribuir com a promoção de um “ecossistema de notícias mais sustentável e diverso” para o jornalismo latinoamericano. Para o head de Inovação do núcleo do Google, Ludovic Blecher, essa é, inclusive, uma forma de enfrentar desafios vividos atualmente.
“Inovar, essencialmente, é desenvolver processos criativos e explorar novas abordagens para mudar a maneira como uma organização ou mesmo todo um ecossistema enfrenta seus maiores desafios no momento”, pondera Blecher.
Nesta edição do programa, as organizações participantes foram selecionadas com base em seu impacto, transformação, inovação e diversidade. No Brasil, as propostas enviadas poderiam envolver temas como inteligência artificial e aprendizado de máquina, visualização de dados, desenvolvimento de novas ferramentas e criação de novas formas de interação com o público.
Veja, na íntegra, a lista de veículos de comunicação brasileiros selecionados para a segunda edição do programa, segundo comunicado enviado ao Portal Comunique-se:
Além do Brasil, outros cinco países também foram contemplados no programa, chegando ao número de 21 projetos participantes. No total, o valor de US$2 milhões será compartilhado com cinco projetos da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.
Desde a sua criação no Brasil, em 2018, o Google News Initiative tem desenvolvido diversos programas que têm como objetivo o apoio à produção de conteúdos jornalísticos no país. Alguns exemplos de iniciativas são o programa de aceleração de startups jornalísticas, o projeto de educação midiática, em parceria com o Instituto Palavra Aberta, e o programa de crescimento digital, destinado a empresas de mídia.
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