COMUNICAÇÃO

ONU lança campanha pelo fim da violência contra as mulheres

onu - campanha - violencia - mulheres
ONU ilumina cartões-postais brasileiros em campanha pelo fim da violência contra mulheres (Imagem: ONU Brasil)

“Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, esse é o tema da campanha das Nações Unidas lançada na segunda-feira, 20, no Brasil. A proposta é chamar atenção para fatores que tentam naturalizar as agressões contra as mulheres. Para isso serão realizadas atividades em várias partes do País, como palestras à população, campanhas na mídia e treinamento a agentes de saúde.

Em outros países, a mobilização começa no dia 25. Aqui no Brasil, foi antecipada para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para alertar também para a situação de vulnerabilidade das mulheres negras. Além disso, a ONU iluminou cartões-postais brasileiros – como o Cristo Redentor, Elevador Lacerda e Palácio Buriti – para simbolizar a campanha.

Na quinta-feira, 23, como parte da campanha, será apresentado um estudo inédito sobre a violência sofrida pelas moradoras da região Nordeste do Brasil. Foram ouvidas 10 mil mulheres, entre 15 e 50 anos, moradoras das nove capitais nordestinas.

No último ano, uma em cada três brasileiras sofreu algum tipo de violência, segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do DataFolha.

Denúncias de agressões contra as mulheres podem ser feitas no Disk 100.

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR