COMUNICAÇÃO

Do impresso para o YouTube e nova correspondente

daniela lima - do impresso para o youtube - 'Roda Viva' - TV Cultura
Daniela Lima reforçou a equipe do MyNews em agosto de 2018 (Imagem: divulgação)

No retorno da seção ‘Pautas & Notas’, o editor Anderson Scardoelli informa as recentes movimentações da imprensa brasileira. Jornalista com carreira no impresso estreando no YouTube, nova correspondente internacional e novas diretoras de editora são os destaques

Editora da Folha estreia programa no YouTube

Profissional com experiência no meio impresso, Daniela Lima passa a tocar projeto no YouTube. Na terça-feira, 21, ela estreou à frente do ‘Sem Politiquês‘. O programa será exibido semanalmente pelo MyNews, canal criado por Mara Luquet na plataforma de vídeos do Google. Na atração, a jornalista abordará, conforme o nome indica, aspectos relacionados aos bastidores do poder. Tudo de forma leve e descontraída, promete. Mesmo com a produção feita para o YouTube, Daniela Lima segue atuando no impresso — ela é editora da coluna ‘Poder’, da Folha de S. Paulo.

“Minha ideia é destrinchar essas informações, mostrar um pouco do bastidor, dizer como elas impactam o universo dos políticos, as estratégias das campanhas eleitorais. É levar um pouco do dia a dia do meu trabalho que é apurar, entender e formular uma análise sobre as informações e depois colocar no papel. Agora vou fazer isso também na internet, numa linguagem mais clara e acessível”, diz Daniela Lima.

Rede TV tem nova correspondente internacional

Contratada da Rede TV desde 2014, Luciana Camargo passa a ser a mais nova correspondente internacional da emissora. Em comunicado enviado à imprensa na última semana, a direção do canal confirmou que a jornalista se prepara para trocar o Brasil pelos Estados Unidos. Ela será o rosto do veículo em Nova York, passando a ocupar o cargo que por anos foi de Marcelo Medeiros — que migrou para a Record TV como produtor. De acordo com o ex-correspondente e atual número 1 do jornalismo da Rede TV, Luciana Camargo terá de ir além do factual em seus trabalhos em solo norte-americano.

“Sempre desejei ser correspondente, mas nunca imaginei que seria em Nova York. É o sonho de qualquer jornalista. Nem consigo dormir de tanta ansiedade, mas que venha o desafio!”, comemora a mais nova correspondente brasileira. Luciana Camargo, que vinha atuando como apresentadora da previsão do tempo no ‘Rede TV News’, recentemente protagonizou momento histórico para a televisão brasileira. Ao lado de Rodrigo Cabral, ela formou a primeira dupla de negros a ancorar um telejornal para o país inteiro.

luciana camargo - correspondente - impresso - youtube
Luciana Camargo na bancada do ‘Rede TV News’ (Imagem: divulgação/Rede TV)

Dupla passa a comandar o conteúdo da Carta Editorial

Em julho, as jornalistas Carol Hungria e Ligia Braslauskas, sócias da LKS Comunica, assumiram a direção de todo o conteúdo digital da Carta Editorial (Harper’s Bazaar e Site RG). Com longa experiência em jornalismo online, a dupla vai reformular as diretrizes de cobertura dos sites e das redes sociais. Carol Hungria (ex-MdeMulher, Bazaar, Vogue Online) e Ligia Braslauskas (Folha.com, Die Welt, Portal R7, Brasileiros) encaram essa nova parceria como um desafio delicioso.

Além disso, as duas passam a trabalhar lado a lado de Patricia Carta, que consideram um dos mais importantes nomes do jornalismo de moda. “Ligia Braslauskas entra e Carol Hungria volta! A dupla que a Carta precisava para colocar as marcas Bazaar e RG no patamar que merecem. Aguardem!”, diz Patricia.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

COMENTAR

COMENTAR