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PayPal lança índice mensal do e-commerce no Brasil

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(Imagem: reprodução)

Ao lado da BigData Corp., empresa de pagamento online cria índice do setor de e-commerce no país. Objetivo do PayPal é acompanhar a evolução do comércio eletrônico Brasil afora

O mercado brasileiro de e-commerce passa a contar com índice mensal. Desenvolvida pela BigData Corp. sob encomenda do PayPal, a novidade foi apresentada em almoço nesta quinta-feira, 13, em São Paulo. Realizado no L’Hotel Porto Bay, o encontro contou com presença da imprensa e serviu para evidenciar o intuito da novidade: acompanhar periodicamente a evolução do comércio eletrônico nacional.

Ao apresentar o recurso chamado de “Índice Geral do E-Commerce Brasileiro”, executivos de PayPal e BigData Corp. falaram das métricas e dos números atuais do setor. Um dos destaques pontuados foi o montante de sites que são estudados pelo serviço. De acordo com as informações divulgadas pelos idealizadores, mais de 700 mil páginas do país têm (e terão) seus dados analisados frequentemente.

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Apesar de o índice ter sido apresentado na reta final deste ano, o serviço já reúne números desde janeiro de 2017. Com o gráfico divulgado é possível perceber que do começo da análise até outubro de 2018, o segmento saltou da casa dos 300 pontos para 702,77. O nível atual é considerado bom e com tendência de alta. A escala vai de zero a mil, considerando que quanto maior o número, melhor.

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(Imagem: divulgação/PayPal)

Elementos do índice

Para calcular o “Índice Geral do E-Commerce Brasileiro” mês a mês, PayPal Brasil e BigData Corp. organizam as análises dos sites em quatro itens: tamanho, crescimento, segurança e conveniência. O “tamanho” mensura a grandeza do mercado de e-commerce em relação à economia do país como um todo. “Crescimento” se refere à intensidade de ampliação (ou retração) do segmento. O pilar “segurança” estuda os riscos apresentados aos usuários das lojas virtuais. “Conveniência”, por sua vez, foca em capturar as vantagens da compra online em relação ao varejo tradicional — nessa parte, ter opções de pagamento auxiliam a ranquear bem.

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(Imagem: divulgação/PayPal)

Auxílio à imprensa

Fora a oportunidade de acompanhar os dados da área de e-commerce e ter insights em torno de sua operação no Brasil, a equipe do PayPal informa que o índice surge com intuito de compartilhar “informações com a mídia e o público em geral”, uma vez que os dados serão divulgados de forma pública. “[São] informações relevantes e que ajudam na análise de um segmento que vem crescendo ininterruptamente”, pontua o PayPal, conforme registrado em comunicado oficial.

Balanço do PayPal em 2018

Além de lançar o “Índice Geral do E-Commerce Brasileiro” e fazer questão de demonstrar interesse em ajudar o trabalho da imprensa que cobre o setor, o evento desta quinta-feira serviu para o PayPal reforçar: o ano de 2018 foi positivo para a empresa. Em setembro, a barreira de 250 milhões de usuários ativos pelo mundo foi ultrapassada. Grandes parcerias, como a com o Itaú Unibanco, foram iniciadas. Aquisições foram feitas e o prêmio Época/Reclame Aqui de “pagamentos online” foi mais uma vez conquistado. Por fim, em novembro, a diretora-geral da empresa no Brasil, Paula Paschoal foi a única executiva latina a figurar na lista das “Rising Talents do Women’s Forum”.

SOBRE O AUTOR

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Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

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