Portal Comunique-se

Pobres leitores de livros – por Edson de Oliveira

nutra brasil - topo mega banner

Em seu novo artigo para o Comunique-se, Edson de Oliveira comenta o fechamento de livrarias

Frequentador de livrarias desde o tempo em que eu ia a elas só para ver a compra de meus livros didáticos, eu não poderia deixar de lamentar o fechamento das grandes livrarias, apesar de, nas poucas vezes em que o tempo e, principalmente, o dinheiro me permitiram colocar os pés em alguma delas, eu ter gastado dinheiro muito mais com música do que com livros.

Mas lamentei muito mais o fechamento das pequenas livrarias, nas quais sempre me senti em casa. Locais como a Book Stop de Osasco, cidade onde eu morava, uma livraria na Lapa onde tive a sorte de encontrar o primeiro dos dois volumes da coletânea de entrevistas da “Paris Review” intitulada “Os Escritores” e a Brasiliense, livraria no centro da capital paulista onde, na segunda metade dos anos 1980, comprei meu querido livro de bolso sobre a vida de George Orwell.

Leia mais:

Na mesma rua da inesquecível Brasiliense, ficava a livraria da qual um rato de biblioteca levou o segundo volume da já citada coletânea. Assim como outra que peguei emprestada do mesmo amigo, sobre Jack Kerouac e sua turma, ela nunca mais saiu de minha estante.

Se soubesse quanto dinheiro já gastei por causa do meu gosto em ler livros, a Receita Federal não diria que pessoas mais pobres não consomem livros não didáticos nem iria querer acabar com a isenção de impostos sobre eles, tornando-os mais caros do que já são.

Apesar de ser contra a taxação de livros, nunca usei a falta de dinheiro como desculpa para não gostar de lê-los, porque, mesmo em meu tempo de favelado, quando minha iletrada mãe ficava mais feliz em me ver com um prato de arroz e feijão na mão do que com um livro, eu já os tinha à minha disposição, pelo menos na biblioteca da escola onde eu estudava, como hoje tenho na biblioteca onde os pego para ler para meus filhos.

Compartilhe

Edson de Oliveira

Revisor há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio, textos jornalísticos e acadêmicos, é editor dos blogues “Café Elétrico” e “Blogue da Revisão”.

nutra brasil - topo mega banner