A polarização da mídia norte-americana continua viva

Repórter do New York Post é demitido por matéria falsa contra Kamala Harris

De Londres, Luciana Gurgel, Editora MediaTalks

Não é a primeira vez que um repórter se vê desmascarado por ter publicado uma matéria falsa intencionalmente. Mas o caso de Laura Italiano, do jornal americano New York Post, vai além da falha individual, revelando a polarização que ainda persiste em alguns setores da mídia americana, alinhados ao ex-presidente Donald Trump.

O New York Post é um tabloide sensacionalista que sempre apoiou Trump abertamente. Na campanha eleitoral, chegou a ser suspenso pelo Twitter por promover, na plataforma, uma reportagem sobre o filho do então candidato Joe Biden. O material expôs dados retirados de um antigo computador dele, que havia sido abandonado em uma oficina.

Leia mais:

O Twitter considerou que a extração das informações eram trabalho de um hacker, o que infringe as regras da plataforma.

No dia 24 de abril, o jornal publicou uma matéria denunciando que livros escritos pela Vice-Presidente, Kamala Harris, estariam sendo distribuídos com dedicatória em abrigos para crianças imigrantes. Um escândalo. Só que não era verdade. E coube a um jornal adversário de Trump, o Washington Post, apontar a farsa. Não eram vários livros, era apenas um, e tinha sido doado ao abrigo.

Laura Italiano demitiu-se do New York Post três dias depois, e disse ter sido obrigada a escrever a matéria. Mas foi muito criticada por só ter se desligado após a história ter sido revelada pelo Washington Post.

Mais apoio ao ex-presidente

O New York Post não é o único que continua defendendo Trump e procurando motivos para atacar o governo de Joe Biden. A Fox News, celebrizada pela sua postura de extrema-direita, continua pregando as teses de Donald Trump.

A emissora pegou uma carona na história de Kamala Harris, veiculando matérias sobre a notícia do New York Post. Mas anda às voltas com um processo de US$ 4,3 bilhões movido por empresas de software que se consideraram prejudicadas por sugestão de terem participado de fraude eleitoral.

Imagem: Reprodução/ BBC

O ex-presidente não ama a imprensa. E ficou de mal com as redes sociais depois de ter sido excluído por causa da invasão do Capitólio. Durante cinco anos e meio – do lançamento da candidatura até ser banido do Twitter, em janeiro – tuitou uma vez por dia em média contra jornalistas e veículos, segundo levantamento de uma organização de monitoramento americana.

Trump continua fora das redes, e já anunciou que vai lançar sua própria plataforma de mídia social, sem moderação de conteúdo. Enquanto isso não acontece, Fox e New York Post continuam firmes ao seu lado, com uma linha editorial feita sob medida para agradar os saudosistas do ex-presidente. E com isso ajudando a manter a sociedade americana polarizada.

Compartilhe
0
0
MediaTalks

Conteúdos novos a cada semana e séries semestrais examinando questões que impactam os rumos da mídia, com a colaboração de correspondentes internacionais em vários países.

Recent Posts

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

22 minutos ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

4 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

4 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência…

6 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Zurich/ 30/4/2024 - Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos…

6 horas ago