COMUNICAÇÃO

Político mineiro é condenado por agredir e ameaçar jornalistas

vereador - varginha - condenado - jornalistas - politico
(Imagem: reprodução)

Político do PRB agrediu jornalistas da EPTV. A emissora opera como afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e Minas Gerais, onde a agressão ocorreu

O vereador Marco Antônio de Souza (PRB) foi condenado pela Justiça de Minas Gerais por ter agredido e ameaçado uma equipe de reportagem da EPTV em agosto de 2017. O político foi considerado culpado em duas ações distintas, uma movida pela jornalista ameaçada, Andréia Marques, e a outra pelo Ministério Público (MP).

Em 11 de julho, a 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Varginha condenou o político, conhecido como “Marquinho da Cooperativa”, a indenizar Marques por danos morais.

Pouco depois, em 2 de agosto, o mesmo órgão condenou o vereador a doar uma quantia em dinheiro para a entidade filantrópica Viva Vida. Souza também deverá comparecer todo mês na Justiça para informar e justificar suas atividades, não pode sair da cidade por mais de dez dias sem autorização judicial e não deve frequentar locais com incidência de crimes..

Ameaça gravada

O vereador ameaçou a repórter da EPTV e agrediu com chutes o cinegrafista Tarcisio Silva em 4 de agosto de 2017. Os profissionais gravavam uma reportagem sobre a mudança do transporte de lixo na cidade. A ação do político foi gravada.

Nota de repúdio

À época da agressão, a Abraji publicou nota repudiando o ataque e solicitando providências.

***** ***** ***** *****

Por Rafael Oliveira.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR