Uncategorized

Por que ignorar a matemática vai custar tempo e dinheiro

matemática - dinheiro - publieditorial - capa

Descubra como a matemática pode lhe ajudar na economia diária

O universo dos números é fascinante, não somente pela sua complexidade, mas principalmente pelo seu uso na organização dos negócios e da vida cotidiana. A matemática financeira, por exemplo, estuda como o dinheiro varia ao longo de um período de tempo, o que na prática possibilita saber se aquele empréstimo ou investimento será lucrativo ou não, ou ainda como fazer novas dívidas sem pagar demais por isso. A seguir, separamos alguns pontos interessantes que farão você querer se aproximar da matemática para economizar dinheiro e ter mais tempo. Confira!

Economizando tempo

Desde que o ser humano descobriu o número, ele o utiliza para se situar no tempo e planeja-lo. Antes a preocupação era saber, por exemplo, qual seria a duração  de uma vigem para poder carregar comida suficiente em um navio. Esse conceito não mudou muito com o passar dos anos. Ainda hoje, homens e mulheres de todo o mundo calculam as horas de cada atividade para fins organizacionais. Do contrário a vida nas metrópoles seria um verdadeiro caos. Vale lembrar também que a matemática deu origem a internet, os computadores e relógios, logo o seu domínio significa domínio das tecnologias a seu favor. As vantagens da matemática não param por ai. Modelos matemáticos, por exemplo, podem até economizar tempo  no trânsito.

Se o motorista dispõe de dados dos horários de engarrafamento, avenidas mais movimentadas, distância do percurso e velocidade permitida, pode facilmente encontrar a via mais rápida através do cruzamento de informações. A matemática aparece ainda frequentemente nos supermercados. A simples observação da quantidade de pessoas na fila, itens dispostos nos carrinhos de compra e velocidade média do caixa, ajuda a identificar quais das opções será mais vantajosa para o cliente, o qual também pode utilizar o tempo de espera para somar o valor médio de cada produto e já separar o dinheiro na carteira, caso não utilize o cartão, evidentemente. Procura um professor particular de matemática? Conheça a Preply agora mesmo!

Economizando dinheiro

A matemática pode ser aplicada para planos de estratégias em diferentes setores. No seio familiar, é comum levar em consideração gastos com comida, educação e saúde para, a partir daí, pensar no lugar onde passarão as férias, planejar o programa no final de semana, respeitando um orçamento reservado. Aquele que desconhece e, por isso mesmo, exclui o planejamento financeiro da sua rotina, acaba pagando mais. Aliás, existe um tipo de matemática voltada a esse tipo de finalidade, a chamada matemática financeira.

Ela nada mais é do que o estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. Todo o cálculo tem como base o capital, investimento, empréstimo, o juros e taxa de juros, que é a razão entre juros e capital, etc. Dessa maneira é possível que uma empresa ou família descubra se a aplicação é rentável e quais formas de pagamento oferece mais vantagens, cartão de crédito, boleto ou cheque, por exemplo. Sem o uso desse conhecimento ficará mais difícil economizar. Não tem jeito, a matemática é mesmo o melhor amigo do homem contemporâneo.

SOBRE O AUTOR

Parceiros Comunique-se

Parceiros Comunique-se

Conteúdos publicados originalmente por empresas de comunicação e veiculados pelo Portal Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */

Prêmio Comunique-se 2018