ESPECIAIS

Prêmio Comunique-se será lançado este mês

Prêmio Comunique-se - 2019 - primeiro texto
(Imagem: divulgação/Comunique-se)

Edição 2019 do “Oscar do Jornalismo Brasileiro” terá largada em 30 de julho, em almoço com convidados. Data marca o início da primeira etapa de votação do Prêmio Comunique-se

O Prêmio Comunique-se se prepara para dar início a mais uma edição. No dia 30 de julho, o restaurante Pobre Juan da Vila Olímpia, em São Paulo, servirá de palco para a abertura da disputa reconhecida por ser o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Na ocasião, em almoço reservado para mais 100 convidados do meio, serão anunciados itens como a temática da festa, o cronograma, as novidades na organização das categorias e a apresentação da plataforma de votação.

O almoço de lançamento do Prêmio Comunique-se também destacará quem serão os parceiros desta edição voltado a valorizar o trabalho de quem se destaca na imprensa do país. Por ora, o evento já tem como patrocinadores 99, Ambev, Estácio, PayPal e Samsung. Há, ainda, cotas em aberto — com marcas interessadas podendo entrar em contato por meio de formulário online. O “Oscar do Jornalismo Brasileiro” também já tem fechado apoio institucional (ESPM) e de mídia (Kiss FM, revista Piauí, Portal Terceiro Tempo, MyNews, Record News, TV Gazeta, Rádio Bandeirantes, BandNews FM e Lance).

Como tradicionalmente ocorre desde a primeira edição, o lançamento do Prêmio Comunique-se 2019 terá a condução de Rodrigo Azevedo. Empreendedor, ele é o idealizador do evento e o presidente do grupo Comunique-se. Ele valoriza o formato da disputa, que tem por objetivo inspirar o bom trabalho jornalístico. “[Mantemos o] propósito de reconhecer o papel social exercido pela imprensa brasileira por meio de uma premiação onde os próprios profissionais da área indicam os melhores em cada categoria”, comenta. “Por isso, o Prêmio conseguiu ser um dos títulos mais prestigiados no meio”, comemora o empresário carioca.

Presenças confirmadas

O almoço de lançamento do Prêmio Comunique-se contará com as presenças de representantes dos patrocinadores, executivos dos membros apoiadores e jornalistas. Entre os nomes que já confirmaram lugar no encontro no restaurante Pobre Juan estão Thaís Heredia (Rádio Bandeirantes), Petria Chaves (CBN), Silvio Navarro (Jovem Pan), Lidiane Shayuri (Record TV), Marcelo do Ó (Rede TV e Rádio Globo), Fabio Piperno (BandSports) Mauro Tagliaferri (Rede TV), Celso Zucatelli (TV Gazeta), Flávio Ricco (UOL) e José Occhiuso (SBT).

Cronograma da premiação

Diferentemente dos anos anteriores, a noite de gala do Prêmio Comunique-se não será realizada em setembro. Com a primeira etapa de votação tendo início no fim de julho (e não em meados de maio), a festa está programada para ocorrer em 5 de novembro, na casa de espetáculos Tom Brasil, na capital paulista. Até a data, que servirá para revelar quem serão os grandes vencedores da vez, o público internauta poderá participar das três etapas de votação. É o povo quem define os indicados, os finalistas e os vencedores do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”.

Listen to “#131 A polarização na eleição dos melhores jornalistas” on Spreaker.

  • 30/07/2019 – Lançamento oficial.
  • 30/07/2019 a 11/08/2019 – Votação online dos 10 indicados por categoria.
  • 12/08/2019 a 25/08/2019 – Apuração dos 10 indicados por categoria.
  • 26/08/2019 – Divulgação dos 10 indicados por categoria.
  • 26/08/2019 a 08/09/2019 – Votação online para escolher 3 finalistas por categoria.
  • 09/09/2019 a 22/09/2019 – Apuração dos 3 finalistas por categoria.
  • 23/09/2019 – Divulgação dos 3 finalistas por categoria.
  • 23/09/2019 a 13/10/2019 – Votação online para escolher vencedores.
  • 14/10/2019 a 04/11/2019 – Apuração dos vencedores.
  • 05/11/2019 – Divulgação dos vencedores – Festa de premiação.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR