Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional chega à terceira edição. Organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, projeto recebe inscrições até 1º de agosto
Jornalistas brasileiros voltados a produzir pautas humanitárias têm a chance de participar de mais uma premiação. O país recebe a terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. A disputa, que é organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, está com inscrições abertas, com interessados podendo participar até 1º de agosto.
Confira:
- Comunique-se Empregos: vagas para jornalistas e estudantes
- Curso de Jornalismo em Guerra: inscrições abertas
Com o objetivo de incentivar a produção de conteúdo jornalístico referente a questões humanitárias, os organizadores do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional avisam: a equipe vencedora ganhará viagem a um contexto operacional da Cruz Vermelha. O segundo e o terceiro colocados ganharão valor em dinheiro. Para ter chance de ser contemplado, o trabalho precisa ter sido veiculada na imprensa brasileira de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho deste ano.
A equipe da Cruz Vermelha informa que os tipos de pautas aptas a concorrer à premiação. Com isso, são aceitas reportagens produzidas para impresso, rádio, internet e televisão que abordem conflitos armados. normas do Direito Internacional Humanitário (regras de guerra), assistência humanitária, migração, refúgio, desaparecimentos em situações de conflitos, ataques a missões médicas e violência sexual.
Papel importantíssimo
“O jornalismo, cujo papel é importantíssimo na nossa sociedade, tem uma enorme responsabilidade de visibilizar o drama humano por trás dos conflitos armados, da violência armada e outras crises humanitárias que afetam o mundo hoje”. É o que afirma a chefe da delegação do CICV para o Cone Sul, Simone Casabianca-Aeschlimann. Outras informações sobre o prêmio e o regulamento estão disponíveis no site da Cruz Vermelha.