Portal Comunique-se

Prêmio Vladimir Herzog anuncia vencedores de 2017

A Comissão Organizadora do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos escolheu e anunciou na manhã de segunda-feira, 9, os vencedores da edição deste ano.

Como nos últimos anos, a sessão aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e foi transmitida ao vivo pelo site da Casa. O Prêmio Vladimir Herzog é a única distinção jornalística do Brasil com júri aberto ao público.

A edição de 2017 bateu novo recorde de trabalhos inscritos: 634. As categorias em disputa foram arte, fotografia, áudio, multimídia, texto e vídeo.

Tradicionalmente, o julgamento é dividido em duas fases: a seleção, que neste ano contou com 22 jurados de quase todos os estados do país, e a premiação, formada por dirigentes das doze entidades organizadoras do prêmio (entre elas, a Abraji).

Veja os vencedores:

Arte

Vencedor

Simanca

“Massacre do Carandiru”

Jornal A Tarde – Salvador/BA

 

Menção Honrosa

Bruno Nobru, Ciro Barros e Julio Falas

“Ricardo Silva, executado pela PM”

Agência Pública – São Paulo/SP

 

Fotografia

Vencedor

Fábio Teixeira

Foto de abertura da reportagem “Tiroteios, mortes e invasões dominam o Complexo do Alemão”

VICE – São Paulo/SP

 

Menção Honrosa

Nelson Antoine

Foto de abertura da reportagem “Prefeitura retira sem-teto de viaduto em SP”

Portal da Band – São Paulo/SP

 

Áudio

Vencedor

Claudia Rocha

“Moradores do Moinho falam em rotina de repressão da PM, um mês após morte de jovem”

Ponte Jornalismo – São Paulo/SP

 

Menção Honrosa

Gabriel Jacobsen e Daiane Vivatti

“Histórias invisíveis”

Rádio Guaíba – Porto Alegre/RS

 

Menção Honrosa

Hebert Araújo

“Dar à luz a dor”

Rádio CBN João Pessoa – João Pessoa/PB

 

Multimídia

Vencedor

Ângela Bastos, Aline Fialho, Chico Duarte, Felipe Carneiro, Julia Pitthan, Maiara Santos, Ricardo Wolffenbüttel

“Sozinhas: histórias de mulheres que sofrem violência no campo”

Diário Catarinense – Florianópolis/SC

 

Menção Honrosa

Thiago Reis, Alexandre Nascimento, Alexandre Mauro, Beatriz Souza, Fabíola Glenia, Glauco Araújo, Igor Estrella, Kleber Tomaz, Marcelo Brandt, Mariana Mendicelli, Rodrigo Cunha, Rogério Banquieri, Sávio Ladeira e Wagner Santos

“Mapa da homofobia em SP”

G1 – São Paulo/SP

 

Texto

Vencedor

Patrick Camporez Mação, Luísa Torre e Marcelo Prest

“Especial Quilombolas”

Agência Pública – São Paulo/SP

 

Menção Honrosa

Adriana Bernardes e Renato Alves

“Brasília Confidencial”

Correio Braziliense – Brasília/DF

 

Menção Honrosa

André Borges e Werther Santana

“Cerco aos isolados”

O Estado de S. Paulo – São Paulo/SP

 

Vídeo

Vencedor

Bruno Della Latta, Cláudio Guterres, Nunuca Vieira e Renata Ceribelli

“Quem sou eu?”

TV Globo – São Paulo/SP

 

Menção Honrosa

Gabriela Pimentel, Domingos Meirelles, Heleine Heringer, Natália Fiorentino

“O inferno de Lidiany”

TV Record – São Paulo/SP

 

A cerimônia de entrega do PVH acontece às 20h de 31.out.2017, no Tucarena, precedida pela 6ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados. Ambos os eventos são abertos ao público.

Mais informações sobre esta edição do Prêmio Vladimir Herzog podem ser acessadas por meio deste link.

Compartilhe

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Fale com um especialista
Fale com um especialista