COMUNICAÇÃO

Projeto online se reforça com ex-ESPN e ex-Globo

dudu monsanto - andrei kampff - ex-globo e ex-espn - dazn
Dudu Santo [esq.] e Andrei Kampff: reforços da DAZN (Imagem: reprodução)

As chegadas de Dudu Monsanto e Andrei Kampff ao projeto online da DAZN puxam as novidades destacadas pela coluna ‘Ondas Curtas’. Confira as informações do articulista-parceiro Anderson Cheni

Reforços da DAZN

Alguns profissionais como Dudu Monsanto (ex-ESPN) e Andrei Kampff (ex-Globo) já estrearam nesta terça-feira como narrador e comentarista, respectivamente, do canal DAZN Brasil. A plataforma online fará as transmissões da Copa Sul-Americana deste ano.

Além da Sul-Americana, a DAZN detém os direitos de transmissão dos campeonatos italiano e francês, Recopa Sul-Americana e Copa da Inglaterra. Na América do Sul, a plataforma tem duas bases (Argentina e Uruguai). Nos Estados Unidos, a sede fica em Miami, onde o jornalista Conrado Giulietti, outro ex-ESPN, está trabalhando como narrador esportivo.

Seja Facebook, DAZN ou outras empresas do seguimento de streaming, o importante é que o mercado se abra cada vez mais para todos profissionais.

Antes da DAZN, a última empresa que fez grande trabalho nesse seguimento de transmissão esportiva foi o Terra. O portal chegou a ter cinco equipes completas e transmitia – entre outras competições – a Liga Europa. O projeto foi encerrado em 2015.

Libertadores

A Taça Libertadores da América de 2019 começou para os clubes brasileiros nesta semana. A novidade desta edição fica por causa das partidas de quinta-feira, com transmissão via Facebook. As terças e quartas, a TV por assinatura do país vai exibir via Sportv e Fox Sports. De quarta, a Tv Globo segue mostrando as partidas na TV aberta.

Na internet, o site Globoesporte.com deve acompanhar uma partida por semana. Para desespero das emissoras de TV do Brasil. Athetico, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Palmeiras terão jogos realizados às quintas-feiras.

No ar?

O Palmeiras ainda não fechou com a TV Globo nem com o canal Premier. Assim, as transmissões dos jogos da equipe no Campeonato Brasileiro correm o risco de não ter transmissão… a não ser que o clube opte em exibir as partidas em seus canais oficiais nas redes Sociais.

O ‘Agora o Bicho Vai Pegar’ deixou o dial da Mix FM. Atualmente, a atração está somente no canal da emissora radiofônica no YouTube. Estratégia da direção para alavancar o seu potencial no digital ou simplesmente geladeira para a turma do programa?

O ‘Agora o Bicho Vai Pegar’ tem apresentação de Román Laurito, Guilherme Pallesi e Renato Tortorelli. Por enquanto no oline, a atração vai ao ar de segunda a sexta, das 16h às 17h.

Meio século

Excelente narrador do Sportv, o jornalista Jota Júnior está completando 50 anos de profissão em 2019. Provavelmente, ele será homenageado pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) no fim do ano. Jotinha, como é conhecido pelos colegas no meio, é uma rara unanimidade entre os jornalistas esportivos. Parabéns, Jotinha!

Ótima equipe

A Rádio Web Craque Neto, do apresentador da Band, conta com uma ótima equipe de narradores. São eles: Otácílio Neto, Doni Vieira (ex-Rádio Globo e 105 FM) e Gustavo Berton (ex-repórter da TV Bandeirantes).

Retorno

Após 14 anos, Giovane Martineli está de volta ao diário esportivo Lance. No retorno, ele mantém blog sobre gestão esportiva. No espaço, o jornalista analisará tudo o que acontece fora de campo e influencia diretamente nos resultados dos jogos. Vale acompanhar o Blog Gestão EC.

Decisões…

Novos tempos para as emissoras tradicionais do segmento esportivo. No último sábado, 2, a Jovem Pan deixou o clássico Palmeiras & Corinthians de lado para acompanhar a votação para a presidência do Senado. O jogo ficou só na internet.

A Rádio Bandeirantes, por sua vez, preferiu fazer o clássico Barcelona X Real Madri pela Copa do Rei da Espanha. Com isso, a emissora deixou de lado Altos X Santos pela Copa do Brasil. A emissora, que tem grande audiência na Baixada Santista, deixou revoltados muitos torcedores do Peixe.

Greve?

Profissionais do Jornal do Brasil ameaçam iniciar estado greve no próximo dia 18 de fevereiro. Os profissionais da casa estão sofrendo com dois meses de salários atrasados.

Boletim do Garotinho

José Carlos Araújo, o eterno Garotinho, está com o ‘Minuto do Esporte’ na Antena 1 do Rio de Janeiro. O quadro na emissora do mesmo grupo da Super Rádio Tupi estreou na segunda-feira, 4. São dois boletins diários de segunda a sábado.

Aquela dívida…

O grupo Diários Associados, empresa que gerencia a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, segue empurrando com a barriga dos advogados a altíssima dívida trabalhista com ex-funcionários. É uma mistura de vergonha com cara de pau.

SOBRE O AUTOR

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, página que está no ar há mais de 10 anos. Apresentador da RIT TV e narrador esportivo do Portal Terra e da Enterplay TV. Proprietário da Cheni no Campo, empresa especializada em locução, narração esportiva e producão de eventos corporativos. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

COMENTAR

COMENTAR