Especiais

Projeto trará a “opinião de quem faz opinião”

A partir de agosto, a sociedade brasileira terá acesso ao pensamento agregado dos jornalistas por meio do “O²: Opinião de quem faz opinião”. Trata-se de projeto fruto da parceria envolvendo o Grupo Comunique-se, o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) e a agência Kamplie Comunicação. Com o objetivo de identificar os insights dos jornalistas das principais redações do país, a proposta contará com levantamentos mensais a respeito de assuntos relacionados à política e a outros acontecimentos de relevância nacional.

Leia mais:

O indicador O² mostrará, conforme o nome sugere, como pensa o conjunto dos profissionais da imprensa, os principais formadores de opinião do país.

O trabalho a ser desenvolvido pelo indicador O² contará com a chancela de um dos maiores especialistas em pesquisa de opinião pública, análise política e eleitoral: o professor Antonio Lavareda autor de 13 livros nessa temática e presidente do conselho científico do IPESPE que conduzirá a aplicação do questionário e a tabulação dos resultados a partir das respostas registradas pelos profissionais da imprensa.

A opinião dos jornalistas que trabalham nos veículos on e offline é a mais poderosa variável antecedente da opinião pública

Professor Antonio Lavareda

“A influência dos meios de comunicação na formação da opinião pública vem sendo estudada ao longo dos anos, sobretudo inicialmente por Paul Lazarfeld, intérprete das respostas aos estímulos de mídia. A opinião dos jornalistas que trabalham nos veículos on e offline é a mais poderosa variável antecedente da opinião pública”, analisa Lavareda.

O²: Opinião de quem faz opinião

A parceria para o desenvolvimento do indicador “O²: Opinião de quem faz opinião” contará com a divulgação sob responsabilidade da Kamplie Comunicação e do Grupo Comunique-se. Com a primeira edição do índice programada para agosto, as duas empresas estarão juntas para liberar comunicados a veículos de comunicação específicos e na agência de notícias corporativas DINO, além de reunir todo o material em seção a ser criada no Portal Comunique-se.

Um retrato inédito do pensamento agregado dos jornalistas – dos veículos tradicionais, digitais, portais

Mauro Rocha

“O O2 é um retrato inédito do pensamento agregado dos jornalistas – dos veículos tradicionais, digitais, portais – que cobrem o dia a dia dos fatos do país, evidentemente resguardado o anonimato dos participantes. A Kamplie Comunicação percebeu a relevância do projeto que pode pesar como complemento das pesquisas de opinião inclusive com relação ao processo eleitoral do próximo ano”, explica Mauro Rocha, sócio-diretor da Kamplie Comunicação. “É mais um passo dado no sentido do Comunique-se ser o ponto de encontro da comunicação. Colegas e o público saberão os pensamentos por trás de quem forma a imprensa brasileira”, complementa Anderson Scardoelli, editor-chefe do Portal Comunique-se.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago