Portal Comunique-se

Mulheres dominam telejornais da Band. Entenda

mulheres do jornalismo da band
Da esquerda para direita: Kalinka Schutel, Joana Treptow, Lana Canepa e Paloma Tocci.(Imagem: Divulgação/Band)

Jornalistas assumiram o comando do ‘Jornal da Band’, ‘Bora Brasil’ e ‘Bora SP’, além de contratação para o esporte do canal.

Compartilhe

Assistir a noticiários apresentados unicamente por mulheres tem se tornado algo cada vez mais comum para o público da TV Bandeirantes. Na última segunda-feira, 12, por exemplo, foi a primeira vez que o ‘Jornal da Band’ foi comandado por cinco mulheres. A equipe seguirá no programa por duas semanas.

Leia mais:

Esta é a primeira vez que o programa, detentor de uma das maiores audiências do canal, conta com uma equipe totalmente feminina. As jornalistas escolhidas para assumir o comando do telejornal exibido em pleno horário nobre da televisão brasileira foram Kalinka Schutel, Joana Treptow, Lana Canepa, Paloma Tocci e Juliana Rosa, ex-GloboNews que recentemente assinou contrato com a Band.

A equipe formada por mulheres, no entanto, não será fixa. De acordo com a própria Band e com publicação de Juliana Rosa, a formação seguirá no ar durante as férias do diretor de jornalismo do grupo de comunicação, Rodolfo Schneider, e a licença-médica do habitual apresentador do programa, Eduardo Oinegue.

Mais protagonismo feminino no jornalismo da Band

Além do ‘Jornal da Band’, as mulheres marcaram presença nos telejornais ‘Bora SP’ e ‘Bora Brasil’ e no esporte do canal. Para a surpresa do público, também na segunda-feira, o ‘Bora Brasil’ contou com uma âncora diferente, a jornalista Maiara Bastianello. A jornalista segue no programa junto a Thais Dias, em substituição ao colega de emissora, que encontra-se de férias.

Logo no início do programa, os telespectadores foram avisados sobre a substituição pela própria apresentadora. “Joel Datena de férias e com isso, estamos aqui hoje, eu e Thaís Dias”, disse.

Novo nome no esporte da Band

No departamento esportivo da Band, a presença feminina também ganhou mais um ponto. Ex-apresentadora do Fox Sports, Livia Nepomuceno foi contratada pelo canal no início da semana. Em comunicado enviado à imprensa, sua chegada é destacada como importante reforço tanto para o esporte, quanto para o jornalismo.

Um feito de tamanha importância não só para a Band, mas também para aquelas que sonham em seguir o nosso caminho

Livia Nepomuceno

“O ‘Show do Esporte’ é um dos programas de maior importância de toda a história da televisão brasileira, então é um orgulho imenso estrear justamente nele, ainda mais ao lado de outra mulher. Acredito que é um feito de tamanha importância não só para a Band, mas também para aquelas que sonham em seguir o nosso caminho”, revela a recém-contratada.

A apresentadora fará sua estreia no próximo domingo, 18. Seu início no ‘Show do Esporte’ será ao lado de Kalinka Schutel, enquanto Glenda Kozlowski e Elia Júnior acompanham as Olimpíadas 2021 em Tóquio, no Japão.

Opinião do público

O número de mulheres nas apresentações do canal foi motivo de repercussão entre os telespectadores. No caso do ‘Jornal do Brasil’, o vídeo da íntegra do programa conta com elogios à equipe nos comentários. “Melhor edição do jornal até hoje. Competência, credibilidade e elegância”, escreveu uma internauta.

Segundo matéria do site RD1, a novidade no programa resultou em números de audiência, superando a média do ‘Brasil Urgente – Nacional’, com José Luiz Datena. O programa acumulou média de 5 pontos, 5,5 pontos de pico e 7% de share.

Também no YouTube, a apresentação de Maiara Bastianello foi motivo de elogios por telespectadores do ‘Bora Brasil’. “Hoje no comando foram só as Super Poderosas. Show!”, comemorou um telespectador.

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 24 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata