Comunicação

PSDB aceita filiação de jornalista denunciada por plágio

Na última semana, o PSDB divulgou que a deputada federal Joice Hasselmann passou a integrar o quadro de filiados do partido. Com a novidade, o tucanato não ganhou apenas a presença de uma ex-bolsonarista que fez história nas eleições de 2018, quando recebeu mais de 1 milhão de votos e se tornou a mulher mais votada do país para o cargo de deputada federal. A legenda, porém, também passou a se associar a uma ex-jornalista denunciada por plágio.

Leia mais:

Antes de se dedicar à política partidária, Joice Hasselmann trabalhou como jornalista. Primeiramente, atuou em emissoras de rádio e TV em seu estado natal, o Paraná — além de manter um blog que levava o seu nome. Depois, ela ganhou projeção nacional ao se mudar para São Paulo e atuar no projeto audiovisual da revista Veja e no programa ‘Os Pingos nos Is’, da rádio Jovem Pan.

A fase jornalística de Joice Hasselmann não contou, contudo, apenas com passagens por tradicionais veículos de comunicação. A passagem dela pela imprensa contou com uma denúncia por plágio. Em junho de 2015, quando Joice era a principal apresentadora da ‘TVeja’, o Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná a denunciou por copiar (e não creditar) o total de 65 reportagens produzidas originalmente por 42 profissionais diferentes. O material teria sido plagiado em menos de um mês (somente entre de 24 de junho a 17 de julho de 2014).

Se apropriou do trabalho intelectual de colegas de profissão, utilizando isso para dar visibilidade à sua carreira, como se fosse a autora das reportagens

“Com um processo de mais de 100 páginas, a punição da jornalista Joice Hasselmann é a primeira por plágio no Paraná”, afirmou na ocasião a equipe do sindicato paranaense. “A direção do SindijorPR rechaçou a atitude da profissional, que se apropriou do trabalho intelectual de colegas de profissão, utilizando isso para dar visibilidade à sua carreira, como se fosse a autora das reportagens”, complementou a entidade sobre a atitude adotada pela ex-jornalista e, agora, a mais nova filiada do PSDB (e aliada de João Doria).

Após a revelação da denúncia, Joice Hasselmann criticou o sindicato e afirmou que o plágio teria sido cometido por um auxiliar, que, segundo ela, não teria obedecido a sua recomendação a respeito de creditar conteúdos produzidos por terceiros.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago