Portal Comunique-se

O pseudoprefixo ‘multi’ e a palavra ‘uso’ – por Edson de Oliveira

O pseudoprefixo ‘multi’ e a palavra ‘uso’ - por Edson de Oliveira
Imagem: iStock

Em seu novo artigo para o Comunique-se, o revisor de textos explica regras ortográficas

Compartilhe
clipping-curadoria-2

Prefixos são partículas gregas ou latinas que se ligam, com ou sem hífen (-), a uma palavra. No caso de “multi”, pseudoprefixo que significa muito(s), a palavra se escreve assim:

COM HÍFEN quando ela começar com “H”, como em: MULTI-HABILIDADE, MULTI-HORTICULTURA, MULTI-HOSPEDEIRO e MULTI-HOTELARIA, ou com “I”, como em: MULTI-INSTALAÇÃO, MULTI-INSTRUMENTISTA e MULTI-IRRIGAÇÃO, e SEM HÍFEN nos demais casos, dobrando-se o “R” e o “S”, como em: MULTIATIVIDADE, MULTIEXEMPLAR, MULTILÍNGUE, MULTIMILIONÁRIO, MULTIRRACIAL e MULTISSECULAR.

Leia mais:

Por isso, se o corretor ortográfico de seu editor de texto ainda não foi corrigido, continua sublinhando de vermelho a forma “multiúso”, ignore-o, porque o “i” de “multi” e o “u” de “uso” formam hiato, como em “esmiúço”, “miúdo”, “oxiúro” e “viúvo”.

Em caso de perda do que foi dito acima (e de você não estar participando de nenhuma prova), consulte um dicionário – de preferência, de peso (em todos os sentidos), como o “Aurélio”, o “Houaiss” e o “Michaelis” – ou, principalmente, o “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, em cuja recém-lançada sexta edição, com, segundo a Academia Brasileira de Letras, 382 mil verbetes, se encontram pelo menos três palavras com “u” coladas ao falso prefixo “multi”: MULTIUNGULADO, MULTIÚSO e MULTIUSUÁRIO.

Compartilhe
1
0

Edson de Oliveira

Revisor há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio, textos jornalísticos e acadêmicos, é editor dos blogues “Café Elétrico” e “Blogue da Revisão”.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata