Portal Comunique-se

Qual é o futuro da saúde e suas tendências?

O futuro da saúde está intimamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico, isso é um fato. A consulta particular por meio de empresas que proporcionem descontos em consultórios e ofereçam a telemedicina como uma alternativa é uma das mais fortes tendências para o futuro.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Itaúna, MG 4/6/2020 – Consulta particular? Consulta pelo SUS? Qual é a tendência do futuro da saúde?

Consulta particular? Consulta pelo SUS? Qual é a tendência do futuro da saúde? Como será que a medicina estará daqui a alguns anos? Bom, esse é um dos questionamentos de milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente das que não se sentem seguras ao utilizar o sistema de saúde pública, mas que não têm condições para um plano.

A medicina vem avançando cada vez mais e com isso a expectativa de vida do brasileiro também aumenta. Mas não basta somente a expectativa de vida aumentar, é muito importante que se preze pela qualidade de vida dos futuros idosos, para que não somente vivam mais, mas vivam também felizes.

Hoje em dia marcar consultas on-line, fazer uso da telemedicina e tudo mais, mas como serão as coisas daqui a alguns anos?

Bom, a consulta particular é uma realidade de muitas pessoas que não possuem plano médico, mas que prezam pela saúde. Pois, é possível passar horas, dias e até mesmo meses na fila do SUS para conseguir apenas marcar uma consulta.
Isso além de trazer muitos transtornos e desgaste, pode fazer com que uma doença que pudesse ser descoberta logo no início só seja descoberta quando já está em estágios mais agressivos.

Porém, uma consulta particular pode ser muito cara para quem não tem um alto poder aquisitivo e precisa passar por ela. Dessa forma, o Agenda Consulta veio para mudar essa realidade e transformar a área da saúde, fazendo com que muitas pessoas com uma renda mais baixa consiga um bom atendimento médico e com um preço bem acessível.

Como é a medicina do futuro?

A medicina caminha cada vez mais para o lado preventivo, ou seja, de prevenir doenças e não de tratar enfermidades. Esse é um futuro cada vez mais perto quando o assunto é medicina, até porque a intenção é aumentar a expectativa de vida também, sendo a prevenção de doenças muito importante.

A medicina do futuro permite ter acesso a diagnósticos mais rápidos e mais precisos, com um tratamento personalizado de acordo com a rotina do indivíduo.

Existem alguns aplicativos que monitoram sinais vitais, processam e realizam a emissão de simples diagnósticos. Sendo assim possível que um médico tenha acesso aos dados monitorados e possa saber quais doenças o paciente terá ao longo da vida, podendo assim ser tratados previamente.

Como a tecnologia é utilizada no futuro da saúde?

A tecnologia é muito importante quando o assunto é medicina. A medicina do futuro é definida como a evolução do conhecimento médico em conjunto com o desenvolvimento, domínio e aplicação de tecnologia de ponta. Ela faz parte do e-Health, onde diversas inovações relacionadas à saúde são reunidas.

A seguir entenda onde a tecnologia pode ser utilizada no futuro da saúde, sendo alguns destes já bastante utilizados atualmente.

● Telemedicina;
● Uso de Inteligência Artificial (IA);
● Internet das Coisas (IoT);
● Monitoramento realizado de forma remota e em tempo real para pessoas que possuem doenças crônicas e que necessitam de monitoramento;
● Prontuário deixa de ser no papel e passa a ser eletrônico, possibilitando integração de informações sobre o paciente e otimizando os atendimentos;
● Uso de robôs para realização de cirurgias robóticas assistidas;
● Uso de impressoras 3D para confecção de equipamentos da área médica, próteses e também medicamentos;
● Medicina atuando de forma preditiva e preventiva;
● Elaboração de medicamentos personalizados;
● Atendimento mais humanizado.

Consulta particular – Uma tendência

A consulta particular é uma forte tendência, principalmente com a disseminação da telemedicina. Por isso, no futuro da saúde não deixo de citar esse tipo de consulta, dando destaque à plataforma www.agendaconsulta.com, que ao invés de somente agendar consultas particulares, foi visionária e passou a realizar estas a distância.

Conclusão

O futuro da saúde está intimamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico, isso é um fato. A consulta particular por meio de empresas que proporcionem descontos em consultórios e ofereçam a telemedicina como uma alternativa é uma das mais fortes tendências para o futuro.

Com o avanço da tecnologia e o aumento da disseminação de consultas realizadas a distância, fica cada vez mais claro enxergar como será daqui a alguns anos.

Website: http://www.agendaconsulta.com

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner