OPINIÃO

Quando posso pedir aumento?

pedir aumento - artigo - lygia pontes
(Imagem: reprodução)

Articulista-parceira do Portal Comunique-se, Lygia Pontes apresenta mais dicas que servem para jornalistas e outros profissionais. O tema da vez é o jeito para conversar com o chefe sobre um aumento

Pedir aumento está entre uma das atitudes mais desafiadoras para os profissionais. Mas, em muitos casos, não dá para fugir disso. Infelizmente, em algumas empresas, esse reconhecimento não vem de forma espontânea. Por isso, é importante estar preparado(a) para esse momento; o que deve acontecer no dia a dia.

Avalie suas realizações

Antes de encerrar o seu dia de trabalho, reflita sobre o que conquistou, em que se destacou, que elogios recebeu. Anote tudo para não esquecer, porque esse tipo de informação é um excelente argumento para justificar um aumento de salário.

Conheça o seu papel na empresa e suas metas

Saber o que é esperado de você e o que deve entregar é essencial para identificar se tem feito um bom trabalho ou superado as expectativas.

Saiba quando pedir aumento

Observe a liderança e o ambiente para definir o melhor momento para ter a tão temida conversa. Saber quando o(a) chefe está de bom humor e se a situação financeira da empresa está favorável são fundamentais para que você seja pelo menos ouvido(a).

Prepare-se para a conversa

Escreva um roteiro. Liste todos os pontos que justifiquem o seu pedido de aumento, suas conquistas, realizações, de que forma tem auxiliado a empresa, entre outros. Você não precisa ler o texto, mas ele irá ajudá-la a memorizar o que precisa mencionar.

Agradeça e formalize o combinado

Após a conversa, envie um e-mail para o(a) chefe agradecendo pelo tempo e pela conversa. Você também pode mencionar que volta a entrar em contato no prazo combinado, já que, geralmente, os(as) chefes pedem um prazo para confirmar a possibilidade ou não do aumento.

Além dessas recomendações, é essencial ter sempre uma atitude responsável no trabalho, por exemplo, cumprir prazos, fazer entregas de qualidade e contribuir com um ambiente positivo. Sem isso, é muito provável que por mais positiva que seja a conversa sobre o aumento, o seu objetivo não seja alcançado. Por isso, mãos à obra!