OPINIÃO

O “Rambo Samurai” da 2ª Guerra Mundial

o rambo samurai - no surrender - hiroo onoda - marina machado - palavras cruzadas - claudinei matosao
(Imagem: Claudinei Matosão)

Hiroo Onoda é autor do livro Sem Rendição. Articulista-parceira do Portal Comunique-se, Marina Machado analisa a obra do escritor – e soldado – japonês sobre a 2ª Guerra Mundial. É o olhar, segundo a jornalista, do Rambo Samurai 

Para o soldado japonês, Hiroo Onoda, a 2ª Guerra Mundial não acabou em 1945. Ele seguiu lutando, matando e sobrevivendo por mais 30 anos na selva de Lubang, uma ilha nas Filipinas.

No Palavras Cruzadas desta semana, falo do livro: No Surrender – My Thirty Year War. Versão em português: Sem Rendição. A obra é de Hiroo Onoda.

Curiosidade

Hiroo Onoda ele veio morar no Brasil para criar gado no Mato Grosso do Sul. Voltou para o Japão e morreu em 2014 aos 91 anos, de pneumonia.

Assista ao vídeo:

Mais Palavras Cruzadas:

***** ***** ***** ***** ****

Imagens: Claudinei Matosão
Edição: eu mesma

SOBRE O AUTOR

avatar

Marina Machado

Jornalista, mãe, esposa, cozinheira amadora, violoncelista que não sai da estaca zero e leitora apaixonada. Adora viajar pelo mundo e se aventurar em cachoeiras e trilhas. Também adora cinema, séries de televisão, paraquedismo, vinhos, e, apesar de não ser médica, tem muita paixão pela área da saúde. Trabalha com televisão desde 1998, tendo iniciada a carreira na TV Bandeirantes e somando passagens por Record TV e TV Globo ('Auto Esporte'). É, desde 2008, repórter do 'Jornal da Band' e apresentadora eventual dos noticiários da emissora. Já cobriu eventos internacionais, eleições, acontecimentos históricos e conheceu um número incontável de pessoas que jamais teria contato não fosse a minha nobre profissão como repórter.

COMENTAR

COMENTAR