COMUNICAÇÃO

Racismo na TV: Globo e William Waack encerram contrato após declaração preconceituosa

william-waack-tv-globo
William Waack deixa a TV Globo (Imagem: Reprodução/Globo)

Em comunicado distribuído internamente, o jornalista e a emissora, que assinam o texto juntos, afirmam que encerrar o contrato foi o melhor caminho

William Waack não é mais parte do jornalismo da TV Globo. A informação foi divulgada em dois textos, sendo um comunicado interno (assinado pelo comunicador e pela empresa de comunicação) e outro distribuído para a imprensa. Diretor de jornalismo, Ali Kamel falou sobre as movimentações e oficializou Renata Lo Prete como nova âncora do ‘Jornal da Globo’ e Heraldo Pereira como apresentador do ‘Jornal das Dez’, da GloboNews. A decisão de encerrar o contrato do William Waack acontece praticamente um mês depois de vazar vídeo em que o jornalista faz declaração racista.

De acordo com o texto de Ali Kamel, Renata Lo Prete assume o posto oficial logo após o Natal, passando a ser a titular do jornalístico. A movimentação para Heraldo Pereira será a partir do próximo ano, quando ele passa a comandar o ‘Jornal das Dez’. “São dois dos mais talentosos jornalistas brasileiros liderando duas das mais importantes de nossas bancadas”, escreveu Ali Kamel. Ao longo do texto, o diretor de jornalismo agradece ao William pelo “belo trabalho que realizou na TV Globo”.

Em outra carta, essa assinada pela emissora e pelo jornalista desligado, William Waack chega a pedir desculpas pelo ocorrido. “William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito”. O comunicado “reafirma” que a empresa de comunicação “repudia o racismo e todas as suas formas de manifestação”.

Histórico Renata Lo Prete e Heraldo Pereira

Renata Lo Prete está na Globo News desde 2012, quando iniciou como comentarista. Logo depois virou editora de política do ‘Jornal das Dez’ e em agosto deste ano assumiu a apresentação do telejornal. Kamel comenta que em todas essas funções, a profissional “revelou a grande jornalista que é, com capacidade de analisar os fatos da política com precisão e clareza, tornando-se uma referência na televisão brasileira”. Renata passou por Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde.

Heraldo Pereira começou a carreira de repórter de televisão em 1981, na TV Ribeirão, hoje EPTV, afiliada da Rede Globo, depois de já ter atuado em emissoras de rádio e jornais de Ribeirão Preto. Foi para a TV Campinas em 1982. Chegou à Globo de São Paulo em 1985 depois de passagens pela extinta TV Manchete e pelo SBT. Cobriu na Globo de Brasília a Constituinte de 1986. Desde então, faz parte da equipe de repórteres que cobriu as posses e atividades de todos os presidentes da República eleitos no período democrático. E dos integrantes das casas do Congresso Nacional no mesmo período. Participou, como protagonista, de todas as principais coberturas que impactaram a vida nacional das últimas três décadas.

Relembre o caso de William Waack

Era início do mês de novembro quando um vídeo gravado em 2016 vazou na internet. Nas imagens, o jornalista William Waack conversa com Paulo Sotero, diretor do Wilson Center, instituto de estudos baseado nos Estados Unidos, no estúdio montado pela emissora para cobrir a eleição presidencial norte-americana.

De repente, o abrulho de uma buzina de carro invade o espaço e irrita o jornalista, que dispara que tal atitude era “coisa de preto”. “É preto”, diz o âncora ao se dirigir ao entrevistado Paulo Sotero, que dá risada com o comentário preconceituoso. A repercussão do vídeo nas redes sociais fez com que o nome do jornalista chagasse ao topo da lista dos assuntos mais comentados pelo Twitter no Brasil e no mundo. No YouTube e no Facebook, diversos canais e páginas divulgaram o material.

Leia mais

 

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

3 Comentários

COMENTAR