Audiência

Rádio é ouvido por 80% da população, informa Ibope

Meio de comunicação com grande audiência e de credibilidade. Assim pode ser considerada a mídia radiofônica brasileira. É o que mostram os dados revelados na última semana pelo projeto Mix de Mídia, a partir de levantamento realizado pela Kantar Ibope em 13 localidades espalhadas pelo país. As informações são do TudoRádio, site parceiro do Portal Comunique-se.

Leia mais:

De acordo com a pesquisa, o meio rádio é acompanhado por 80% da população brasileiro. Montante que representa crescimento de 20% no comparativo com o ano passado. Além disso, o levantamento registrou que 10% do público vai além do AM e do FM e acompanham pelo menos alguma web rádio em atividade no país.

Num ambiente em que cada vez fala-se mais em fake news, o rádio se destaca positivamente. No indicador credibilidade, o meio de comunicação deu um salto de 2020 para 2021. Na pesquisa da Kantar Ibope realizada no ano passado, 48% dos entrevistados afirmaram que confiavam na mídia radiofônica. Agora, esse número foi para 69%. Crescimento de 21 pontos percentuais.

O rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas

Fernando Morgado

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias”, analisou o professor e pesquisador de comunicação Fernando Morgado, em contato com o TudoRádio. “Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”, prosseguiu o especialista que, entre outras obras, é autor dos livros Silvio Santos – a trajetória do mito e Comunicadores S/A.

Audiência do meio rádio: BH em destaque

Das 13 praças (localidades) analisadas pela Kantar Ibope para a mais nova edição do Mix de Mídia, a Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera no percentual de ouvintes. Segundo o levantamento, 89% da população da Grande BH é parte da audiência do meio radiofônico. Na sequência estão a Grande Porto Alegre e a Grande Florianópolis, com 85% cada. Com 84%, as regiões de Fortaleza e Curitiba completam o top 5 no quesito.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago