Audiência

Rádio é ouvido por 80% da população, informa Ibope

Meio de comunicação com grande audiência e de credibilidade. Assim pode ser considerada a mídia radiofônica brasileira. É o que mostram os dados revelados na última semana pelo projeto Mix de Mídia, a partir de levantamento realizado pela Kantar Ibope em 13 localidades espalhadas pelo país. As informações são do TudoRádio, site parceiro do Portal Comunique-se.

Leia mais:

De acordo com a pesquisa, o meio rádio é acompanhado por 80% da população brasileiro. Montante que representa crescimento de 20% no comparativo com o ano passado. Além disso, o levantamento registrou que 10% do público vai além do AM e do FM e acompanham pelo menos alguma web rádio em atividade no país.

Num ambiente em que cada vez fala-se mais em fake news, o rádio se destaca positivamente. No indicador credibilidade, o meio de comunicação deu um salto de 2020 para 2021. Na pesquisa da Kantar Ibope realizada no ano passado, 48% dos entrevistados afirmaram que confiavam na mídia radiofônica. Agora, esse número foi para 69%. Crescimento de 21 pontos percentuais.

O rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas

Fernando Morgado

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias”, analisou o professor e pesquisador de comunicação Fernando Morgado, em contato com o TudoRádio. “Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”, prosseguiu o especialista que, entre outras obras, é autor dos livros Silvio Santos – a trajetória do mito e Comunicadores S/A.

Audiência do meio rádio: BH em destaque

Das 13 praças (localidades) analisadas pela Kantar Ibope para a mais nova edição do Mix de Mídia, a Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera no percentual de ouvintes. Segundo o levantamento, 89% da população da Grande BH é parte da audiência do meio radiofônico. Na sequência estão a Grande Porto Alegre e a Grande Florianópolis, com 85% cada. Com 84%, as regiões de Fortaleza e Curitiba completam o top 5 no quesito.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

LambdaTest apresenta Automation MCP Server para revolucionar a triagem de falhas em testes

- Novo servidor conecta assistentes de IA diretamente aos dados de execução de testes, o…

23 horas ago

Andersen Consulting expande-se no Paquistão com a empresa colaboradora NEC Consulting

A Andersen Consulting reforça sua oferta de sustentabilidade por intermédio de um acordo de colaboração…

23 horas ago

Eureciclo realiza evento para promover a COP 30 no Brasil

Em novembro de 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças…

23 horas ago

ABIMAQ abre inscrições para curso de Compras e Supply Chain

O curso será realizado no dia 30 de maio, através da plataforma Zoom

23 horas ago

Busca por regiões de luxo impulsiona setor imobiliário em SP

Com R$ 4,5 bilhões movimentados no 1º trimestre, imóveis de alto padrão em São Paulo…

23 horas ago

Potencial da Inteligência Artificial está além do uso básico, diz especialista

Adilson Batista analisa se realmente a sociedade aproveita todo o potencial da IA para construir…

23 horas ago