COMUNICAÇÃO

Record é a emissora que mais dedica tempo à informação

record - informação - ancine - estudo - celso freitas e adriana araújo - jornal da record
Celso Freitas e Adriana Araújo apresentam o 'Jornal da Record', produto que ajuda a emissora a ficar em primeiro na categoria "informação" e no gênero "telejornal" (Imagem: Edu Moraes/Rede Record)

A Record TV foi a emissora de rede da televisão aberta que mais tempo dedicou a conteúdos informativos. A afirmação está no Informe de Mercado, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) no último mês. Os dados, relativos à praça Grande São Paulo, mostram que o canal comandado por Edir Macedo superou as concorrentes na categoria “informação” em 2016.

O levantamento da Ancine mostra que em 2016 a Record TV foi a única – dentre as emissoras analisadas – a destinar mais de 3 mil horas de sua programação à parte informativa. O volume representa 36,4% de toda a grade do veículo no ano passado. Segundo a equipe de comunicação do próprio canal, o dado representa crescimento de 25% em relação à mesma categoria em 2012, ano em que a informação preencheu 29% de todo conteúdo exibido.

Na categoria informação – que está diretamente ligada ao gênero jornalismo -, a Record TV aparece, em termos percentuais, mais de cinco pontos à frente da segunda colocada, a Band. Das nove emissoras listadas, a CNT aparece na última colocação. Confira:

Informe de Mercado 2016 – horas dedicadas à informação

No geral, a parte de informação é superada por entretenimento. Na Record TV, inclusive, o nicho ocupa mais tempo da grade, com 40,3% da programação. Na média entre os nove veículos, a parte voltada a entreter o público ficou com quase metade da fatia do conteúdo exibido em 2016 (48,6%). Na categoria educação, Record e SBT foram as únicos que, segundo o estudo da Ancine, não levaram nada ao ar.

Saindo das categorias, o material da Ancine mostra as horas ocupadas por cada gênero nas emissoras de TV aberta. São itens que vão de game show a animação, de séries a colunismo social. Em telejornalismo, o canal com sede no bairro paulistano da Barra Funda aparece novamente em primeiro. A emissora dedicou 35,8% de sua grade a noticiários. A Globo aparece na segunda posição, com 25,6%. Com 5%, a CNT figura mais uma vez na última colocação.

“Telejornal (35,85%) é o gênero predominante no total da grade da emissora, seguido por Religioso (22,89%), quase a totalidade da categoria Outros (23,13%). Variedades (9,72%) e Novela (9,4%) predominam em Entretenimento, categoria a que pertencem e que é a mais representativa no total da programação da Rede”, registra a equipe responsável pelo estudo Informe de Mercado.

Divisão de conteúdo da Record TV, a líder em informação

record tv - conteúdo por categoria - ancine - estudo - informação

Apesar do crescimento em comparação a 2012, a Record TV dedicou mais tempo a conteúdo informativo em 2015. Mesmo diminuindo o tempo, emissora aparece na primeira posição da categoria.

O estudo completo da Ancine está disponível aqui.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino