cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds Redação empresarial: 10 dicas para escrever texto impecável
Portal Comunique-se

Redação empresarial: 10 dicas para escrever um texto impecável

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

Um bom texto é a porta de entrada para novos patamares na sua carreira. Essa é uma grande verdade. E é também uma unanimidade. O que não é unanimidade é definição do que é um bom texto.

Agora, por “bom texto”, não quero dizer apenas que é texto bem escrito. É texto adequado, à sua equipe, à linguagem da sua empresa e, principalmente, ao cliente (ou para quem quer que o receba). Um bom texto é um texto boomerang: vai escrito de maneira adequada e volta com resultados.

Pode parecer exagero, mas escrever textos impecáveis é termômetro que o mercado utiliza para medir o conhecimento, o comprometimento e o profissionalismo de um profissional, além da credibilidade de uma empresa. Afinal, qualquer comunicador experiente sabe que no trabalho não basta apenas escrever corretamente seus relatórios, mas também ter postura argumentativa e irrepreensível em suas interações escritas.

Redação Empresarial é, principalmente, forma de se portar e de vivenciar o ambiente corporativo de forma a transmitir imagem de comando e de liderança que valorize o profissional. E isso inclui até os textos mais banais. Pense que com cada texto, você constrói ou destrói sua imagem.

Isso não pode ser esquecido em momento algum, já que o discurso está presente em todos os momentos nos quais nos comunicamos. Esta questão vale também para um e-mail supostamente informal, já que qualquer interação pode afetar a imagem que colegas de trabalho e superiores podem ter de quem não se comunica adequadamente.

Pensando nisso, listo dez dicas práticas para aplicação em textos, de modo a tornar seus autores referências em escrita. São elas:

  1. Planeje com cuidado

Antes de começar a escrever, pergunte-se: o que exatamente eu quero com esse texto? Na Redação Empresarial, a comunicação deve sempre ser significativa e cheia de propósito. Então, é sempre bom ter bem claro em mente o que se quer dizer.

  1. Setorize o texto

Depois de estabelecer exatamente o objetivo, divida o texto em três grandes blocos: começo, meio e fim. Como nas aulas de redação. Pode parecer ato simples, mas apenas o fato de parar um minuto para estruturar um e-mail ajuda, e muito, a construção de coerência e aumenta a eficiência da mensagem, que tem tudo a ver com o objetivo da Redação Empresarial.

  1. Elabore frases curtas e claras

Seja simples e direto. Se é possível falar algo em quatro palavras, por que usar 11? Frases mais curtas conferem mais energia e mais clareza às ideias , sem contar que abre menos espaços para erros.

Complementando essa dica, ao reler o texto, busque palavras que acha desnecessárias em segunda leitura. Acredite, elas sempre estão lá. Afinal, a revisão é uma das bases da Redação Empresarial.

  1. Use vírgulas

Verifique se as sentenças têm pausas para que o destinatário possa respirar e entender a sua mensagem, mas fica dica de ouro: não se usa vírgula antes de “e” ou “nem”.

  1. Separe ideias por parágrafos

Desenvolva em cada parágrafo uma ideia apenas, preferencialmente. Parágrafos, não tópicos. Então, lembre-se dos conectores: logo, além disso, então, portanto, apesar de, certamente e na verdade, entre outros. A Redação Empresarial é eficiente para criar texto fluido e coeso, não engessado e de difícil compreensão.

  1. Elimine maneirismos

Maneirismos são aquelas palavras que aparecem em e-mails, textos, relatórios, mensagens, sempre que achamos que ninguém está olhando. Todos temos. Então, hora de fazer uma autocrítica e eliminá-los sem dó.

Inclua aqui também coloquialismos. Nada acaba mais com a credibilidade do seu texto que terminá-lo com um “valeu” ou “tá ligado?”.

  1. Fuja do uso excessivo do “inglês corporativo”

Uma das bases da Redação Empresarial é que o texto precisa ser de fácil acesso e agradável, coisas que dificilmente serão proporcionadas se usar termos técnicos de determinada área (e que nem todos entenderão, certamente). O melhor é evitar excessos, assim como deve ser feito com know-how, expertise, performance, empowerment, approach, skills, asap e outros. Mas, vale ressaltar que, se a empresa na qual se trabalha é multinacional, ou de origem estadunidense (ou canadense, inglesa, australiana etc.), usá-los pode ser parte da regra da empresa. Atente-se.

  1. Pesquise

Para saber a diferença entre ratificar e retificar, seção e sessão, em vez de e ao invés de, uma pesquisa ainda é boa amiga para você (até porque, pode ser feita de maneira rápida na internet). Nada prejudica mais a Redação Empresarial que um erro de ortografia. Atenção redobrada à grafia correta.

  1. Enumere itens

Listas de itens numerados são mais fáceis de ler, diminuem o total de texto e ainda facilitam que alguém faça referências a determinados itens, seja num e-mail, texto longo ou relatório. Facilitar aqui é a palavra-chave.

  1. Leia o texto em voz alta

Essa é uma regra de ouro da Redação Empresarial e que certamente será muito útil. A leitura em voz alta é mais cuidadosa e atenta. É a oportunidade perfeita para perceber se há palavras sem muito sentido, palavras que faltaram ou que se repetem muito, expressões que não ficaram bem no texto e frases truncadas.

Como se pode notar, Redação Empresarial é muito mais do que técnicas de escrever e-mails e relatórios; trata-se de verdadeiro guia de como viver no ambiente de trabalho e ser reconhecido pelos esforços empregados.

A missão da Redação Empresarial é ensinar o empresário a ter comunicação mais efetiva, com os melhores resultados, seja no papel, na fala e em todos os aspectos da vida empresarial.

*Laila Vanetti. Empresária e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em retórica e mentora em escrita persuasiva, liderança e argumentação. É criadora de dois métodos originais de persuasão e influência por meio da Comunicação: o “Método dos 3SIMs”, técnica de persuasão voltada às relações comerciais, e “Influenciosfera”, sobre como influenciar positivamente as pessoas por meio do texto e de técnicas adequadas de redação empresarial. Fundou e dirige, desde 2001, a Scritta Cursos e Consultoria, empresa líder na realização de cursos, palestras, treinamentos, workshops e consultoria em comunicação empresarial, redação empresarial e linguagem oral e escrita para empresas e profissionais. Mais informações neste link.

Compartilhe
0
0

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds