OPINIÃO

Dizer sim não é um problema – artigo de Lygia Pontes

dizer sim - artigo
(Imagem: Divulgação)

Há alguns dias, mencionei em outro artigo que dizer não é um dos segredos para uma rotina mais leve. Mas existem momentos em que é impossível dar uma resposta negativa a alguém. Nesse caso, devemos simplesmente dizer sim e voltar a nos sentirmos sobrecarregados?

Não exatamente. Quando percebemos que estamos em uma situação que não podemos dizer não, nunca devemos aceitar e ponto. Nesses casos, temos que usar o “sim consciente”. Ou seja, ter clareza das razões que nos levaram a dar uma resposta afirmativa.

Vamos usar um exemplo comum em muitas agências de comunicação: seu(sua) cliente pede para você participar de uma reunião que não é prioridade para ninguém. Além disso, você possui outros compromissos urgentes e importantes. Por isso, pensa em declinar a reunião. No entanto, percebe que precisa considerar outras questões relevantes, como o fato desse cliente ser o mais importante para sua área, em termos financeiros e de reputação e você passou a atendê-lo há pouco tempo, por isso, precisa estreitar o relacionamento com a sua interface. Nesse caso, dizer sim passa a ser a atitude mais adequada.

Embora seja muito incômodo ter que fazer algo que, na essência, você sabe que não deveria realizar, a partir do momento que tem consciência disso, ou seja, que sabe o real motivo de se dedicar a algo, o peso daquela atividade se torna menor. Assim, mais do que sair dizendo não e sim para qualquer tarefa que surge no seu dia a dia de trabalho, você precisa compreender a razão dela e os motivos que devem levar você a se dedicar a ela. Para isso, sempre que aparecer algo, faça uma pergunta muito simples a si mesmo(a): Por quê? Ao encontrar a resposta – ou respostas – você terá clareza se o retorno adequado é sim ou não e, para qualquer um deles, terá segurança da sua escolha.

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação corporativa, decidiu se tornar advisor, consultora e palestrante para auxiliar empresas e profissionais a alcançarem o sucesso com eficiência e equilíbrio. Por meio de serviços com metodologias exclusivas e apoiados em três pilares (comportamento, comunicação e gestão), colabora com organizações para alcançarem suas metas, a partir do trabalho de funcionários motivados, e auxilia pessoas a encontrarem o caminho para a felicidade na vida profissional.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */