Repórter e cinegrafista da NSC TV, afiliada da Globo, são agredidos em Florianópolis

A repórter Bárbara Barbosa e o cinegrafista Renato Soder foram agredidos ontem (2), durante a produção de reportagem para a NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina. A dupla se preparava para entrar ao vivo da praia do Campeche, em Florianópolis, quando foi agredida por banhistas que não queriam ser filmados.

A situação iniciou com uma discussão entre a jornalista e um banhista, que ameaça de quebrar a câmera. Em seguida, outras pessoas cercaram Bárbara, que gravava a agressão, e chegam a tirar o celular de suas mãos. Ela sofreu arranhões nos braços.

Leia mais:

Não é B2B nem B2C: é P2P
Digital já não é nice to have nas farma

Bárbara entraria durante o Jornal do Almoço, transmitido às 12h, para mostrar a fiscalização ao decreto estadual que proíbe a permanência na faixa de areia. O grupo de pessoas que a cercou descumpria a medida e não queria a imagem veiculada no jornal.

A transmissão ao vivo deu lugar à denúncia do ocorrido. Ao apresentar as imagens, a âncora Laine Valgas se mostrou indignada com a agressão à colega e explicou que a equipe de reportagem. “O que nós fazemos aqui é divulgar, informar e cobrar o cumprimento de regras que não fomos nós que elaboramos”, ressalta.

A Associação Brasileira de jornalismo investigativo (Abraji), publicou nota de apoio aos jornalistas e solicitou que as autoridades encontrem os responsáveis e busquem as punições cabíveis. Também sobre o caso, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) publicaram nota de repúdio ao ocorrido e solidariedade à equipe da NSC TV.

“Não se configurou, nas imagens captadas pelos profissionais, a violação da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, mas sim o registro, em ambiente público, uma praia, de pessoas desrespeitando todas as normas municipais e estaduais de prevenção individual e coletiva à contaminação pelo novo coronavírus”, ressalta o texto.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

1 dia ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

1 dia ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

1 dia ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

1 dia ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

1 dia ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

1 dia ago