Jornalista estava no site criado por Glenn Greenwald desde novembro de 2016. Para o veículo, George Marques cobriu importantes acontecimentos da política recente do Brasil
O jornalista George Marque não integra mais a equipe da versão brasileira do site The Intercept. O vínculo do profissional com o projeto online idealizado pelo norte-americano Glenn Greenwald chegou ao fim na manhã desta quinta-feira, 12. Ele era repórter do portal noticioso há mais de um ano.
George Marques estava no Intercept desde novembro de 2016, três meses após o a versão brasileira do site ser lançada. Baseado em Brasília, o jornalista era o responsável por acompanhar de perto o trabalho dos senadores e deputados federais. Para o veículo, o comunicador era o setorista do Congresso Nacional.
Na função exercida para o site The Intercept Brasil, George Marques acompanhou de perto fatos que marcaram a história recente da política brasileira. Entre outros eventos, cobriu as votações que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff da presidência da República e na cassação do mandato de deputado de Eduardo Cunha. Reportou, ainda, a dupla rejeição de denúnicas contra o já presidente Michel Temer.
Perfil de George Marques
Além de jornalista, George Marques tem formação em relações públicas. Fora o trabalho em reportagem, expertise pela qual foi indicado ao Prêmio Comunique-se 2017, é especializado em comunicação pública e comunicação política. Também pode ser considerado um influenciador digital. Em outubro de 2016, pesquisa Stilingue/Misasi apontou que ele era, no Brasil, o 2º maior influenciador de política no Twitter.
Entre os 83 mil influenciadores de política no Brasil estou em 2º lugar https://t.co/M01QfBHTPs Agradeço desde já a atenção de todos 🙂
— George Marques 🇧🇷 (@GeorgMarques) October 5, 2016
O jornalista usou o perfil que mantém no Facebook para avisar que pretende seguir no meio das apurações do cenário político. “Aos que conhecem meu trabalho, reafirmo que continuarei com as análises políticas e coerência de sempre. Sigamos a novos desafios e oportunidades”, escreveu o jornalista, reforçando que está disponível no mercado.
https://www.facebook.com/gmarquesrp/posts/1490697404392014
Mudanças no Intercept
A saída de George Marques ocorre no semestre em que a redação do site The Intercept Brasil passou a contar com novo editor-executivo. Vindo da revista Piauí, Leandro Demori assumiu a função em janeiro e tem promovido algumas mudanças. Na parte de equipe, por exemplo, informações apuradas pela reportagem do Portal Comunique-se dão conta que, além de George Marques, outra pessoa foi dispensada recentemente. A repórter Helena Borges, por sua vez, optou por trocar o Intercept pela Infoglobo. A mudança aconteceu no início de fevereiro, um mês após da chegada de Leandro Demori à redação.