Portal Comunique-se

Repórter do O Globo recebe Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo

nutra brasil - topo mega banner

O repórter Vinicius Sassine, do jornal O Globo, recebeu o Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo, nesta segunda-feira, 27, em Madri. O profissional recebeu a honraria das mãos do monarca Felipe VI. Na 34ª edição da premiação, o jornalista foi o vencedor na categoria Imprensa por série de reportagens que passaram a ser publicadas em janeiro do último ano. O prêmio é organizado pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). As informações são do O Globo.

Na série de reportagens premiada, Sassine revelou que, entre 2013 e 2015, a Força Aérea Brasileira (FAB) recusou transporte de 153 órgãos destinados a transplantes. O repórter mostrou, ainda, que nos mesmos dias das recusas, a Aeronáutica atendeu a 716 requisições de transporte de ministros do Executivo e de presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara de Deputados e do Senado.

o globo-rei da espanha
(Imagem: Divulgação)

Para chegar às informações que constam na matéria, Sassine cruzou dados — com uso da Lei de Acesso à Informação — e identificou as coincidências entre as recusas da FAB em transportar os órgãos e os voos das autoridades. As publicações começaram em 2016, quando ocorreu caso isolado de um menino que viria a falecer por não ter recebido a tempo um transplante de coração, por falta de transporte para o órgão.

Outros vencedores

Além do repórter brasileiro, outros profissionais íbero-americanos também foram premiados. Na categoria Televisão, o vencedor foi o mexicano Carlos Loret de Mola, e na categoria Fotografia, o cubano Yander Alberto Zamora de los Reyes. Em Jornalismo Digital e em Rádio, os espanhóis Gregorio Rodríguez Ramos e Jordi Basté foram os ganhadores, respectivamente. A colombiana Patricia Gómez ganhou na categoria Jornalismo Ambiental e houve menção ao trabalho do boliviano Genciano Pedriel.

Já o 12º Prêmio Dom Quixote de Jornalismo quem ganhou foi o escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, enquanto o Prêmio Íbero-Americano de Jornalismo ficou com a uruguaio-espanhola Carmen Posadas.

Compartilhe
0
0

Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

nutra brasil - topo mega banner