O Brasil entrou novamente no mapa da fome, segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU). O resultado do relatório fez com que a Record investigasse a questão no país. O especial vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h30, no ‘Câmera Record’. A apuração foi feita pelos repórteres Daniel Motta, Wesslley Sales, Tiago Américo, Leopoldo Moraes, Mayolly Sena e pela editora Fabiana Lopes.
A reportagem Mapa da Fome no Brasil leva em consideração os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelam que cerca de 13 milhões de brasileiros não têm o que comer. Com os números, a reportagem da Record buscou ouvir especialistas e instituições renomadas, além de mostrar o rosto e as histórias de quem sobrevive com menos de R$ 150 por mês.
A apuração vai mostrar que, assim como constatou a Fundação Getulio Vargas, a fome tem endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar e afeta principalmente as mulheres. O material também revela os fatores responsáveis pelo empobrecimento como a recessão econômica, desemprego, corte de gastos públicos e de programas sociais.
A emissora adianta algumas cidades por onde os repórteres passaram, como Melgaço, a 16 horas de barco da capital Belém, com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do país; Guaribas, a 10 horas da capital Teresina, que foi símbolo do combate à fome em 2003 e hoje é ainda mais pobre e praticamente todo mundo depende de programa social; e Japeri, na Baixada Fluminense, com 101 mil habitantes, em um dos estados mais ricos do Brasil, ganha milhões em royalties de petróleo, mas 90% da população não têm emprego.
O ‘Câmera Record’ vai ao ar na quinta-feira, 22, às 22h30.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente