COMUNICAÇÃO

Repórteres percorrem mais de mil quilômetros para apurar pauta

reporteres Camera Record 3
Repórteres da Record passaram dez dias apurando a pauta (Imagem: Divulgação)

Os repórteres Romeu Piccoli, Sheila Fernandes, Michel Mendes e o editor Márcio Strumiello viajaram durante dez dias para apurar reportagem especial do ‘Câmera Record’

Apresentado por Marcos Hummel, o ‘Câmera Record’ estreia a temporada de reportagens especiais nesta quinta-feira, 18. O primeiro programa de 2018 revela o trabalho de apuração dos jornalistas Romeu Piccoli, Sheila Fernandes, Michel Mendes e Márcio Strumiello, que juntos descobriram como funciona o processo clandestino de produção de carvão na Floresta Amazônica. A equipe percorreu mais de 1.000 km por rodovias e estradas abertas ilegalmente para a exploração de floresta

O material leva para a tela da Record os detalhes sobre o processo de produção do carvão: o corte, a construção do forno, a queima da madeira e a venda nas grandes cidades. A equipe flagra o corte em terras devolutas do Estado e da União e, entre as cidades de Itacoatiara e Rio Preto da Eva, a 250 km de Manaus, o time descobre uma área em que centenas de árvores já foram cortadas. Por lá, as pessoas derrubam madeira o mês inteiro, com jornadas diárias de 14 horas, em troca de um salário mínimo.

Recém-retiradas do forno, as toneladas de carvão são embaladas em sacos e armazenadas em uma casa escondida no meio da mata. É a vez do atravessador entrar no esquema. O ‘Câmera Record’ flagra mais de uma tonelada de carvão, dentro de um veículo aos pedaços, vencendo uma barreira policial na estrada, tudo registrado bem de perto. E, em cada esquina das grandes cidades, o destino final do carvão: na grelha, usado para fazer churrasco.

O especial apresenta entrevistas com o diretor do Greenpeace no Brasil e pessoas diretamente ligadas à extração da madeira.

O ‘Câmera Record’ vai ao ar na quinta-feira, 18, às 22h30.

reporteres Camera Record
(Imagem: Divulgação)

Leia mais

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino