COMUNICAÇÃO

Revista Época se torna encarte de jornal para assinantes de O Globo e Valor

epoca - mudancas
(Imagem: reprodução)

Publicação semanal do Grupo Globo, revista Época passa a ser entregue gratuitamente aos assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico. Título apresenta, ainda, novidades gráficas e editoriais

A revista Época chegou às bancas renovada nesta sexta-feira, 2. A lista de novidades começa justamente pelo dia de veiculação, que durante os 19 anos de história da marca era apresentada ao público no sábado. As estreias seguem com a reforma gráfica e editorial, contando com novos colunistas. Fortalecendo a integração com outros impressos do Grupo Globo, o título passa a ser funcionar como encarte – sem custos adicionais – para os assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico.

As mudanças marcam oficialmente a estreia de Daniela Pinheiro como diretora de redação da revista. Em quase duas década em circulação, é a primeira vez que Época é comandada por uma mulher. Antes de chegar ao cargo de gestão, ela passou pelas equipes de reportagens de veículos como Folha de S. Paulo, Veja e Piauí. Profissional reconhecida, conquistou, entre outros eventos, o Prêmio Comunique-se em duas ocasiões. Ela foi eleita a melhor ‘Repórter – Mídia Impressa’ em 2012 e 2015.

O adiantamento da circulação para as sextas está relacionada a quebra de paradigmas entre revistas semanais. A equipe de comunicação da Época informou, em comunicado enviado à imprensa, que a decisão foi baseada na estratégia de se afastar da tradição que impera no meio. A partir de agora, a publicação pretende deixar de lado a linha editorial de simplesmente explicar – ou resumir – os fatos tidos como principais que ocorreram desde o fechamento da última edição. A promessa, daqui para frente, é ter as páginas recheadas de conteúdo exclusivo, original e relevante.

daniela pinheiro - epoca
Daniela Pinheiro assume o comando da Época (Imagem: Roberto Moreyra)

Reformulação editorial

Como parte da mudança na conduta editorial, o ambiente digital passa a ter mais espaço na marca. O site da Época apresentará séries de reportagens especiais em formatos de episódios. Aproveitando os recursos disponíveis no online, serão produzidos conteúdos multimídia. Haverá produção de vídeos, podcasts e documentários. No anúncio da reformulação, o veículo adianta que deixará de focar apenas no eixo Rio-São Paulo. A ideia é usar repórteres espalhados em todas as regiões do Brasil. Jornalistas que terão a missão de produzir reportagens com narrativa literária e perfis polêmicos de personalidades nacionais e internacionais.

“O jornalismo profissional é um pilar crucial numa democracia. Mais do que nunca, precisamos de análises claras, de comentários esclarecedores, de reportagens de fôlego, de investigações reveladoras, de informação verdadeira. E precisamos fazer isso tudo isso com rapidez, com habilidade para publicar nosso conteúdo em diversas plataformas, sendo atraente sem deixar de ser informativo”, avalia a diretora Daniela Pinheiro. Para análises, a revista, que terá mais de 500 mil exemplares por edição, apresenta quatro novos colunistas: Mônica Baumgarten De Bolle (economia), Marcos Nobre (política), Paulo Roberto Pires (cultura) e Conrado Hübner Mendes (assuntos nacionais).

Época de cara nova

O mais novo projeto gráfico da Época é assinado pelos designers Claudia Warrak e Raul Loureiro. A dupla refez o logotipo, que aparece ao leitor com aspecto “mais simples e direto”. Até a fonte foi trocada, permitindo a inserção de mais textos a cada página. Por outro lado, a revista garante que o conteúdo não aparecerá de forma comprimida. A reformulação gráfica conta, ainda, com melhor distinção visual do conteúdo jornalístico de peças publicitárias e ensaios fotográficos.

Encarte de jornal

A lista de novidades da revista semanal do Grupo Globo se completa com a integração com outras marcas mantidas pelo conglomerado de mídia. A redação da Infoglobo, com cerca de 400 profissionais, passa a ser compartilhada entre O Globo, Extra, Expresso e Época. Inclusive, os assinantes de O Globo e do Valor Econômico receberão gratuitamente o exemplar da revista às sextas-feiras. Resumidamente, para essa parte do público consumidor de notícia, o título Época passa a ser um encarte de jornal.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR