Revista Época se torna encarte de jornal para assinantes de O Globo e Valor

Publicação semanal do Grupo Globo, revista Época passa a ser entregue gratuitamente aos assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico. Título apresenta, ainda, novidades gráficas e editoriais

A revista Época chegou às bancas renovada nesta sexta-feira, 2. A lista de novidades começa justamente pelo dia de veiculação, que durante os 19 anos de história da marca era apresentada ao público no sábado. As estreias seguem com a reforma gráfica e editorial, contando com novos colunistas. Fortalecendo a integração com outros impressos do Grupo Globo, o título passa a ser funcionar como encarte – sem custos adicionais – para os assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico.

As mudanças marcam oficialmente a estreia de Daniela Pinheiro como diretora de redação da revista. Em quase duas década em circulação, é a primeira vez que Época é comandada por uma mulher. Antes de chegar ao cargo de gestão, ela passou pelas equipes de reportagens de veículos como Folha de S. Paulo, Veja e Piauí. Profissional reconhecida, conquistou, entre outros eventos, o Prêmio Comunique-se em duas ocasiões. Ela foi eleita a melhor ‘Repórter – Mídia Impressa’ em 2012 e 2015.

O adiantamento da circulação para as sextas está relacionada a quebra de paradigmas entre revistas semanais. A equipe de comunicação da Época informou, em comunicado enviado à imprensa, que a decisão foi baseada na estratégia de se afastar da tradição que impera no meio. A partir de agora, a publicação pretende deixar de lado a linha editorial de simplesmente explicar – ou resumir – os fatos tidos como principais que ocorreram desde o fechamento da última edição. A promessa, daqui para frente, é ter as páginas recheadas de conteúdo exclusivo, original e relevante.

Daniela Pinheiro assume o comando da Época (Imagem: Roberto Moreyra)

Reformulação editorial

Como parte da mudança na conduta editorial, o ambiente digital passa a ter mais espaço na marca. O site da Época apresentará séries de reportagens especiais em formatos de episódios. Aproveitando os recursos disponíveis no online, serão produzidos conteúdos multimídia. Haverá produção de vídeos, podcasts e documentários. No anúncio da reformulação, o veículo adianta que deixará de focar apenas no eixo Rio-São Paulo. A ideia é usar repórteres espalhados em todas as regiões do Brasil. Jornalistas que terão a missão de produzir reportagens com narrativa literária e perfis polêmicos de personalidades nacionais e internacionais.

“O jornalismo profissional é um pilar crucial numa democracia. Mais do que nunca, precisamos de análises claras, de comentários esclarecedores, de reportagens de fôlego, de investigações reveladoras, de informação verdadeira. E precisamos fazer isso tudo isso com rapidez, com habilidade para publicar nosso conteúdo em diversas plataformas, sendo atraente sem deixar de ser informativo”, avalia a diretora Daniela Pinheiro. Para análises, a revista, que terá mais de 500 mil exemplares por edição, apresenta quatro novos colunistas: Mônica Baumgarten De Bolle (economia), Marcos Nobre (política), Paulo Roberto Pires (cultura) e Conrado Hübner Mendes (assuntos nacionais).

Época de cara nova

O mais novo projeto gráfico da Época é assinado pelos designers Claudia Warrak e Raul Loureiro. A dupla refez o logotipo, que aparece ao leitor com aspecto “mais simples e direto”. Até a fonte foi trocada, permitindo a inserção de mais textos a cada página. Por outro lado, a revista garante que o conteúdo não aparecerá de forma comprimida. A reformulação gráfica conta, ainda, com melhor distinção visual do conteúdo jornalístico de peças publicitárias e ensaios fotográficos.

Encarte de jornal

A lista de novidades da revista semanal do Grupo Globo se completa com a integração com outras marcas mantidas pelo conglomerado de mídia. A redação da Infoglobo, com cerca de 400 profissionais, passa a ser compartilhada entre O Globo, Extra, Expresso e Época. Inclusive, os assinantes de O Globo e do Valor Econômico receberão gratuitamente o exemplar da revista às sextas-feiras. Resumidamente, para essa parte do público consumidor de notícia, o título Época passa a ser um encarte de jornal.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago