A revista Época chegou às bancas renovada nesta sexta-feira, 2. A lista de novidades começa justamente pelo dia de veiculação, que durante os 19 anos de história da marca era apresentada ao público no sábado. As estreias seguem com a reforma gráfica e editorial, contando com novos colunistas. Fortalecendo a integração com outros impressos do Grupo Globo, o título passa a ser funcionar como encarte – sem custos adicionais – para os assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico.
As mudanças marcam oficialmente a estreia de Daniela Pinheiro como diretora de redação da revista. Em quase duas década em circulação, é a primeira vez que Época é comandada por uma mulher. Antes de chegar ao cargo de gestão, ela passou pelas equipes de reportagens de veículos como Folha de S. Paulo, Veja e Piauí. Profissional reconhecida, conquistou, entre outros eventos, o Prêmio Comunique-se em duas ocasiões. Ela foi eleita a melhor ‘Repórter – Mídia Impressa’ em 2012 e 2015.
O adiantamento da circulação para as sextas está relacionada a quebra de paradigmas entre revistas semanais. A equipe de comunicação da Época informou, em comunicado enviado à imprensa, que a decisão foi baseada na estratégia de se afastar da tradição que impera no meio. A partir de agora, a publicação pretende deixar de lado a linha editorial de simplesmente explicar – ou resumir – os fatos tidos como principais que ocorreram desde o fechamento da última edição. A promessa, daqui para frente, é ter as páginas recheadas de conteúdo exclusivo, original e relevante.
Como parte da mudança na conduta editorial, o ambiente digital passa a ter mais espaço na marca. O site da Época apresentará séries de reportagens especiais em formatos de episódios. Aproveitando os recursos disponíveis no online, serão produzidos conteúdos multimídia. Haverá produção de vídeos, podcasts e documentários. No anúncio da reformulação, o veículo adianta que deixará de focar apenas no eixo Rio-São Paulo. A ideia é usar repórteres espalhados em todas as regiões do Brasil. Jornalistas que terão a missão de produzir reportagens com narrativa literária e perfis polêmicos de personalidades nacionais e internacionais.
“O jornalismo profissional é um pilar crucial numa democracia. Mais do que nunca, precisamos de análises claras, de comentários esclarecedores, de reportagens de fôlego, de investigações reveladoras, de informação verdadeira. E precisamos fazer isso tudo isso com rapidez, com habilidade para publicar nosso conteúdo em diversas plataformas, sendo atraente sem deixar de ser informativo”, avalia a diretora Daniela Pinheiro. Para análises, a revista, que terá mais de 500 mil exemplares por edição, apresenta quatro novos colunistas: Mônica Baumgarten De Bolle (economia), Marcos Nobre (política), Paulo Roberto Pires (cultura) e Conrado Hübner Mendes (assuntos nacionais).
O mais novo projeto gráfico da Época é assinado pelos designers Claudia Warrak e Raul Loureiro. A dupla refez o logotipo, que aparece ao leitor com aspecto “mais simples e direto”. Até a fonte foi trocada, permitindo a inserção de mais textos a cada página. Por outro lado, a revista garante que o conteúdo não aparecerá de forma comprimida. A reformulação gráfica conta, ainda, com melhor distinção visual do conteúdo jornalístico de peças publicitárias e ensaios fotográficos.
A lista de novidades da revista semanal do Grupo Globo se completa com a integração com outras marcas mantidas pelo conglomerado de mídia. A redação da Infoglobo, com cerca de 400 profissionais, passa a ser compartilhada entre O Globo, Extra, Expresso e Época. Inclusive, os assinantes de O Globo e do Valor Econômico receberão gratuitamente o exemplar da revista às sextas-feiras. Resumidamente, para essa parte do público consumidor de notícia, o título Época passa a ser um encarte de jornal.
Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…
A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…
CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…
José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…
A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…
Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido