Rodrigo Rangel estreia como diretor de redação. O bom jornalismo agradece

Editor responsável pelo Portal Comunique-se, Anderson Scardoelli analisa o trabalho inicial de Rodrigo Rangel à frente da Crusoé. A revista digital marca a estreia do jornalista como diretor de redação

Em meio às férias, recebo a informação de que a redação da Crusoé iniciou suas atividades nesta semana. Ação feita diretamente de Brasília. Quem acompanha o Portal Comunique-se conferiu – com exclusividade – que Crusoé é o nome da revista digital idealizada por Diogo Mainardi e Mario Sabino, criadores do site O Antagonista. À frente do novo projeto está Rodrigo Rangel, que deixou a Veja no fim de fevereiro.

Há oito anos trabalhando diretamente com notícias sobre os “amigos da comunicação”, sempre vejo com bons olhos a transformação de repórteres experientes em gestores da imprensa. Nem sempre essa migração da reportagem para a gestão dá certo. Em muitos, porém, o sucesso é perceptível até para quem não é da área. São os casos, por exemplo, de Leonardo Mendes Júnior (Gazeta do Povo) e Franz Vacek (Rede TV). O primeiro tem ajudado a transformar um título de alcance regional em marca relevante em nível nacional. O segundo chama a atenção pelas inovações e contratações de nomes de peso no jornalismo da emissora televisiva.

Nos primeiros passos como diretor de redação da Crusoé, título que ainda não tem definida a data de lançamento, Rodrigo Rangel demonstra que entrará para o bom time de líderes da nossa imprensa. A montagem da equipe da futura revista digital dá a entender isso. O jornalista-gestor tem buscado nomes presentes em outras redações – sejam elas do impresso ou nativas digitais.

Com a missão de construir um time enxuto, mas de primeira, conforme ressaltado anteriormente pelo Portal Comunique-se, o mais novo diretor de redação tem sido preciso nas contratações. O primeiro a chegar ao projeto foi Filipe Coutinho. Com passagem pela revista Época, o agora repórter da Crusoé vem diretamente de outro veículo de comunicação 100% online. Ele permaneceu por um ano na versão brasileira do BuzzFeed News.

Leia Mais:

Rodrigo Rangel é o mais novo diretor de redação da imprensa brasileira (Imagem: Divulgação)

Agora, Rodrigo Rangel reforça a Crusoé com mais dois jornalistas: Caio Junqueira e Eduardo Barreto. O primeiro, que focará na produção de material sobre os bastidores do poder, era coordenador de política do Estadão. O segundo, apesar de jovem, traz experiências no currículo. Foi trainee de redação do Estadão, passou pelo jornal O Globo, colaborou para a Associated Press e estava na equipe do Poder360, site criado e administrado por Fernando Rodrigues.

O novo gestor da imprensa brasileira sinaliza, assim, que a informação apurada no momento de sua saída da Veja está correta: montar uma equipe pequena, mas que seja capaz de produzir bons textos e furos jornalísticos para o novo projeto dos sócios de O Antagonista. Tudo isso com o acréscimo de que o profissional número 1 da Crusoé apresenta uma carreira recheada de premiações. Em 15 anos de trabalho, foram três Esso e um Imprensa Embratel, além de reconhecimentos internos nos tempos de editoras Globo e Abril e indicações ao Prêmio Comunique-se.

As premiações conquistadas Rodrigo Rangel foram, sobretudo, por causa de seu talento em contar boas histórias e cavar informações exclusivas. Que consiga imprimir esse ritmo na Crusoé, em sua estreia como diretor de redação. Isso feito, o público do bom jornalismo agradece.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

1 hora ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

1 hora ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago