Nesta semana, o The Intercept veiculou reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Martins sobre o gasto de 41 deputados federais de 14 estados e do Distrito Federal com a compra de reportagens. De acordo com as informações, ao menos R$ 754 mil em dinheiro público foram gastos com mais de 60 empresas de comunicação em 2017. Muitas das reportagens compradas não foram identificadas como pagas.
O material revelado pelo The Intercept Brasil faz parte do levantamento do marcozero.info, projeto de jornalismo de dados aplicado à política. No total, mais de 2 mil notas fiscais de empresas de comunicação que receberam por serviços de divulgação de atividades dos parlamentares foram analisadas. A reportagem mostra que, de todas as notas, 316 deixam explícito o trabalho de publicação de matérias.
Algumas das empresas citadas por receberem pela publicação de reportagens estão a Florêncio Publicidade, Eventos e Serviços LTDA – que foi responsável pela publicação em veículos como site e programa Jornal de Verdade -, BP Promoções – que intermediou a veiculação com a Gazeta Regional-, Acre 24 Horas, ContilNet Notícias, Diário Acreano, O Alto Acre, Sena Online, Tribuna da Serra e A Gazeta do Amapá.
Os deputados que mais gastaram dinheiro público comprando reportagens são: Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), que gastou R$ 124 mil; o deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), com R$ 106,8 mil; Alan Rick (DEM/AC), com R$ 82,5 mil; Geraldo Resende (PSDB/MS), com R$ 51 mil; e Valadares Filho (PSB/SE), com R$ 44,97 mil.
O The Intercept traz detalhes sobre como o dinheiro foi gasto, assim como alguns links de reportagens pagas e assinadas como “redação”, sem nenhum tipo de identificação de que se trata de conteúdo comprado. Para ver a íntegra da matéria escrita pelo jornalista Guilherme Martins, clique aqui.
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…