Portal Comunique-se

Transformação digital: Revista RI traça estratégia além do impresso e se destaca

revista ri - ronnie nogueira - transformação digital
(Imagem: divulgação/Revista RI)

Publicação comandada por Ronnie Nogueira tem mais de duas décadas de história na cobertura do setor de relações com investidores

Compartilhe
clipping-curadoria-2

Na crise, crie. Pelos lados da redação da Revista RI, veículo de comunicação dirigido por Ronnie Nogueira e ativo do mercado desde março de 1998, a frase em questão foi mais do que mera mensagem motivacional. Serviu para guiar os trabalhos desde a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil. A questão sanitária, e que impactou negativamente títulos nativos da mídia impressa do país, fez com que a publicação acelerasse a transformação digital.

Leia mais:

Indo além do impresso, a empresa de comunicação, que conforme o nome indica se propõe a acompanhar de perto o setor de relações com investidores, amplificou o seu alcance. Dos exemplares de cada edição mensal da versão em papel para incontáveis downloads no ambiente digital. Dessa forma, os números referentes à “circulação” da revista saltaram em questão de meses. De média de 6 mil exemplares por edição, até o fim de 2019, para mais de 80 mil downloads em agosto do ano seguinte — quando a empresária Luiza Trajano foi a personagem da matéria de capa.

A executiva por trás da rede Magazine Luiza não foi, contudo, o único destaque de audiência da Revista RI no decorrer dos últimos dois anos, período em que o veículo “acelerou” o seu processo voltado ao digital. Segundo dados destacados pela direção à reportagem do Portal Comunique-se, outras duas edições de 2020 completam o pódio no quesito audiência virtual. A de agosto, com Luiz Barsi na capa, somou mais de 50 mil downloads. Com o economista Ricardo Amorim como protagonista, a edição de junho foi baixada mais de 70 mil vezes.

revista ri - capas
(Imagens: divulgação/Revista RI)

Amorim, aliás, tem uma relação que vai para além de ser fonte da publicação. Há anos, ele é um dos promotores da Revista RI. Considerado o maior influenciador latino-americano no LinkedIn, ele, que é apresentador de TV e CEO da Ricam Consultoria Empresarial, costuma usar os canais em que se faz presente para divulgar — e recomendar — os conteúdos produzidos, mês a mês, por Ronnie Nogueira e equipe. O economista já fez isso pelos perfis que edita nas redes sociais e até mesmo pelo ‘Manhattan Connection’ (e em mais de uma vez, assim como Lucas Mendes).

Ricardo Amorim é apenas um entre tantos players do mercado econômico brasileiro a atestar publicamente a credibilidade da Revista RI. No decorrer de seus quase 24 anos de história, o título se notabilizou por conquistar o respeito de investidores, executivos e empresários do país (depoimentos nesse sentido ao fim da reportagem). Respeito esse que, junto à aceleração da estratégia em favor do digital, tem se espalhado para um novo perfil de público: os jovens que ajudaram a B3 a ultrapassar, em outubro de 2021, a barreira dos 4 milhões de investidores pessoas físicas no mercado nacional de ações.

Decidimos lançar a Revista RI para também auxiliar as empresas e os profissionais do nosso mercado de capitais no desenvolvimento das melhores práticas de Relações com Investidores — Ronnie Nogueira

“‘Promover a ampla disseminação de informações de qualidade que possibilitassem aos investidores e analistas todas as condições para a avaliação do desempenho atual e prospectivo das empresas’, este foi o nosso objetivo quando em março de 1998, eu e meu pai — Ronaldo Augusto da Frota Nogueira — decidimos lançar a Revista RI para também auxiliar as empresas e os profissionais do nosso mercado de capitais no desenvolvimento das melhores práticas de Relações com Investidores no Brasil”, pontuou o fundador e editor da Revista RI, Ronnie Nogueira, conforme registrado na edição do último mês.

Revista RI: acervo online

Em meio ao processo de digitalização, a Revista RI mantém ativo site que pode servir como acervo que ajuda a contar não só a história do próprio veículo, mas como a da editoria que ela mesma atuou (e ainda atua) na vanguarda do jornalismo brasileiro: o meio das relações com investidores, o mercado de… RI. Por meio do domínio revistari.com.br, o público internauta tem acesso aos conteúdos que permeiam o debate atual, como a questão do ESG (setembro de 2021) e o desfecho da COP 26 (dezembro 2021), e ainda pode visualizar a capa (e baixar a íntegra) de edições desde a de janeiro de 2003, que, por exemplo, focou na relação de teoria X prática no cenário da economia em sua reportagem especial.

Credibilidade junto ao target

Confira, abaixo, o que personagens que ajudam a movimentar a economia, os negócios e o mercado de relações com investidores do país têm para falar sobre a Revista RI. Os depoimentos a seguir foram extraídos de declarações registradas originalmente pela própria publicação mensal — e que une cada vez mais o setor de RI à mídia online.

ronnie nogueira - revista ri - manhattan connection
Ronnie Nogueira (em pé) no estúdio do ‘Manhattan Connection’ em Nova York (EUA). (Imagem: reprodução/Facebook)
  • Alfredo Egydio Setubal — Presidente da ITAUSA

“A Revista RI desde seu início foi sempre marcada pela diversidade e profundidade dos artigos publicados na suas edições. Esta credibilidade fez dela o mais importante meio de comunicação do mercado de capitais trazendo sempre assuntos atuais e relevantes. Parabéns a todos da equipe por esta linda história que começou com o querido e pioneiro Ronaldo Nogueira há muitos anos atrás.”

  • Ricardo Amorim — Economista, CEO da Ricam Consultoria

“O mercado de capitais brasileiro passou por uma verdadeira revolução ao longo das duas últimas décadas, com um aumento substancial da sua capacidade de alavancar a economia brasileira, sofisticando-se em produtos e governança e democratizando o acesso a fontes de capital e a alternativas de investimentos. A Revista RI não foi somente testemunha desta revolução. Ela não apenas relatou a revolução, mas liderou discussões fundamentais para que esta revolução acontecesse.”

  • Roberto Teixeira da Costa — Economista, primeiro Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

“Foi com grande prazer que aceitei o convite para registrar meus comentários a respeito dessa história de sucesso que é a Revista RI. Mesmo passando por momentos extremamente difíceis para o mercado de capitais, conseguiu superá-los com grande denodo, persistência e resiliência, mantendo sua linha editorial. Consolidou sua posição no segmento especializado do mercado de capitais onde, infelizmente, houve uma perda sensível de importantes veículos que não conseguiram sobreviver. Graças a determinação do Ronnie Nogueira, publisher e diretor editorial, e sua confiança inabalável sobre a importância de sua missão em prol do mercado de capitais e da relevância de seu trabalho para o desenvolvimento da economia. Tive a oportunidade de acompanhar a trajetória da Revista RI desde o seu início, pois tive uma relação muito próxima com seu pai e incentivador, Ronaldo Nogueira, que foi meu colega de turma que se formou na Faculdade Nacional de Ciência Econômicas e no Board do Brazil Fund, o primeiro flag fund para o nosso país.”

  • Geraldo Soares — Superintendente de RI do Itaú Unibanco

“Quando eu fui escrever meu primeiro livro sobre Comunicação na área de RI, eu precisava de uma base fidedigna da história da profissão de RI. Pedi ao IBRI emprestado todas as edições da Revista RI para pesquisar e traçar a história do desenvolvimento da profissão. Descobri fatos interessantíssimos e uma fonte crível de assuntos, merecendo ser destacado a antecipação de cenários e assuntos do mercado de capitais que a Revista RI sempre trouxe. Os temas debatidos, as questões levantadas e as provocações realizadas anteciparam e antecipam temas que são e serão importantes para o mercado de capitais com regularidade. Desde essa pesquisa que realizei, a Revista RI evoluiu muito, incorporando vozes de várias entidades de mercado. Essa trajetória consolida uma linha editorial coerente e independente, trazendo muitos benefícios a uma ampla e diversa abordagem da Revista RI.”

  • Sonia Consiglio Favaretto — Especialista em sustentabilidade e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas

“A Revista RI ocupa um papel fundamental na cobertura dos temas do mercado de capitais brasileiro. Não é nada banal se manter relevante em mais de duas décadas e esse feito se dá à consistência, profundidade e seriedade das suas abordagens. Destaca-se ainda a rede de influenciadores que expressam suas valiosas opiniões nos artigos da publicação e a bela cobertura de assuntos de fronteira de forma pioneira, como a agenda da sustentabilidade.”

  • Álvaro Bandeira — Sócio e economista-chefe do Banco Modal

“A Revista RI veio para fechar uma lacuna de informação sobre o mercado de capitais no Brasil. Desde seu lançamento, lidou com informações de mercados relevantes, entrevistas super interessantes com executivos e empresas e tornou-se uma tribuna consciente de discussão de temas bastante atuais sobre mercados, novas técnicas utilizadas para seleção de investimentos, críticas e sugestões de como aprimorar os mercados e fazer crescer capitalizando empresas. Ao longo de todas esses anos de sua existência soube se reinventar, acompanhar as mutações de mercado e também passar pelas fases mais complicadas, sempre com atuação aguerrida em prol da eficiência dos mercados.”

  • Luiz Fernando Lopes Filho — Fundador e presidente da Lopes Filho Consultores de Investimentos

“Um dos maiores problemas do Mercado de Capitais é, e sempre foi, a transparência das empresas que nele atuam. Para que se tenha uma informação pública, atualizada e correta, é indispensável que tenhamos veículos de comunicação sérios, com bons profissionais, que regularmente abordem as empresas abertas e tragam esclarecimentos aos leitores. A Revista RI, que chega a esta maioridade, de mais de 23 anos, sem sombra de dúvida demonstra seu reconhecimento e valor neste objetivo.”

  • Henrique Luz — Conselheiro de administração de diversas empresas e entidades

“Nesses tempos de enorme quantidade de informação, uma tarefa difícil – mas, fundamental – é a seleção das fontes. A Revista RI tem sido uma de minhas leituras prediletas, e prioritárias, desde seu lançamento, por seu conteúdo especialmente interessante, com diferentes lentes. Aliás, admiro profundamente o seu publisher e diretor editorial – Ronnie Nogueira – há muitos e muitos anos, filho de um outro querido e respeitadíssimo profissional, que fez história, Ronaldo Nogueira.”

  • Ruy Flaks Schneider — Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras e membro do Conselho de Administração da Petrobras

“Ao longo de várias décadas de atuação no Mercado de Capitais, no Brasil e no exterior, exerci posições executivas, fui professor e palestrante, escrevi artigos, auferi conhecimentos valiosos e, especialmente, conheci pessoas marcantes, tanto em seu desempenho profissional quanto no tocante a seus anseios, alguns diriam, seus sonhos, e a obra resultante de sua concretização. Ronaldo Nogueira foi um dos mais significativos e, dentre suas diversas realizações, sempre empenhado em inserir nosso Mercado de Capitais na modernidade, empolgar e atrair participantes jovens e pioneiros, independentes das então tradicionais estruturas familiares, e divulgar incansavelmente oportunidades e obstáculos, desafios e recompensas, dúvidas e esclarecimentos.”

  • Eliane Lustosa — Economista e conselheira de administração de empresas e entidades

“Tenho acompanhado de perto a bela e longeva trajetória da Revista RI, que admiro muito. Tenho muito orgulho por ter participado de diversas matérias ao longo da minha carreira profissional nesses mais de 23 anos. Sempre nos provocando com temas de fronteira, como foi o caso do hoje tão falado ESG, que teve uma edição totalmente dedicada ao tema já em 2002. A Revista RI dá espaço às diversas partes interessadas nesse mercado para debaterem com profundidade temas sempre atuais e relevantes, com foco especial nas boas práticas de governança corporativa e relações com investidores. Que venham as próximas décadas sempre com a RI nos provocando e mantendo informados!”

  • Fábio Coelho — Presidente-executivo da Amec

“A história da Revista RI se confunde com a própria história do mercado de capitais no Brasil. Além do protagonismo e qualidade editorial que são marcas da revista, muitas das pautas ao longo de todos esses anos se colocaram como verdadeiros pontos de partida para o debate público. Desejo vida longa à Revista, de modo que continue influenciando a opinião pública, sobretudo diante de tantas transformações que já se materializam no mundo.”

  • Eduardo Werneck — Presidente do Conselho de Administração da Apimec Brasil e senior adviser da Resultante ESG

“A Revista RI foi criada em uma época importante para os profissionais de relações com investidores. Foi um período difícil em que a globalização dava seus passos e os Estados Unidos faziam uma campanha de marketing global para atração de empresas para abertura de capital em Nova York. Mas a Revista Ri estava lá registrando as opiniões sobre essa tendência que preocupava muito o mercado de capitais brasileiro. Havia ainda um boom de abertura de capitais de empresas tecnológicas. Nasceu junto com a fase áurea da privatização de vários setores importantes para a economia brasileira. E lá estava o Ronnie e seu pai, Ronaldo Nogueira, registrando os acontecimentos.”

  • André Vasconcellos — Assessor especial de Relações com Investidores e ESG da Prefeitura do Rio de Janeiro

“Mais de 23 anos de história, e de capas históricas! A história das Relações com Investidores é narrada capítulo a capítulo por meio das capas da Revista RI, a mais longeva do mercado de capitais brasileiro. Aproveito para parabenizar importantes entusiastas do mercado financeiro pelos textos incríveis publicados, assim como as Ilustres personalidades que já foram entrevistadas pela Revista RI. Reportagens premiadas, abordando as discussões mais relevantes de cada momento do Brasil e do mundo, traduzem as infinitas possibilidades do jornalismo dedicado a economia e finanças. Cada edição é aguardada ansiosamente, sendo leitura obrigatória dos profissionais de RI e de todos aqueles que se dedicam a desenvolver o nosso mercado de capitais. A Revista RI se reinventa e se renova a cada edição. Grande orgulho de fazer parte dessa história. Vida longa para a Revista RI!”.

  • Luiz Guilherme Dias — CEO da SABE – Inteligência em Ações da Bolsa

“A Revista RI, nesses mais de 23 anos de história, consolidou o reconhecimento de ser a mais longeva publicação mensal do Mercado de Capitais brasileiro – com foco nas Relações com Investidores. Como leitor assíduo da Revista RI, venho há anos percebendo a forte preocupação de seu publisher Ronnie Nogueira em inovar e focar nos temas que realmente interessam aos investidores para se manterem atualizados. A tese de que o sucesso de uma empresa é a sua longevidade é confirmada pela RI que aproveita sua maturidade para gerar conteúdos ricos como também sua juventude para sempre inovar e manter-se competitiva.”

Compartilhe
1
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata