Filho mais velho de Roberto Marinho, empresário de mídia responsável pela criação da Rede Globo de Televisão e que morreu em 2003, Roberto Irineu Marinho não é mais o presidente do conselho de administração do Grupo Globo. A saída dele da função foi divulgada na quarta-feira, 28, pelo site Poder 360. A posição, no entanto, seguirá com alguém da família. Afinal, a presidência passará a ser ocupada por João Roberto Marinho, irmão de Roberto Irineu.
Em comunicado divulgado aos colaboradores do Grupo Globo (íntegra no fim do texto), Roberto Irineu Marinho fez duas observações. A primeira é a de que ele não deixará por completo suas atribuições no conselho de administração do maior conglomerado de mídia do Brasil, pois passará a ser um dos vice-presidentes. Com a ascensão de um de seus irmãos à presidência do conselho, ele foi enfático: “nada muda”.
Também filho de Roberto Marinho, José Roberto Marinho também integra o conselho de administração do Grupo Globo, que controla empresas atuantes na televisão, no rádio, na internet e na mídia impressa. O colegiado à frente da corporação conta, ainda, com outras quatro pessoas: Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega, Paulo Marinho e Roberto Marinho Neto.
“Como nós três [irmãos; filhos de Roberto Marinho] compartilhamos o mesmo projeto, a mesma visão, nada muda”, escreveu Roberto Irineu aos funcionários do Grupo Globo. “João tem uma capacidade de liderança ímpar: como poucos, sabe ouvir, sabe ponderar, sabe decidir. Está sempre atento ao norte para o qual apontam as tendências, capacidade fundamental no dia a dia da função”, prossegue o empresário ao elogiar o seu irmão e, agora, sucessor no comando do conselho de administração do negócio da família.
Confira, abaixo, o texto enviado por Roberto Irineu Marinho aos funcionários do Grupo Globo:
Quando comecei no Globo como estagiário, aos 18 anos, com as expectativas e ansiedades da idade, eu não poderia imaginar como seria rica e gratificante a minha trajetória profissional. Nem no melhor dos meus sonhos.
Meu pai, mais por intuição do que por planejamento, quis engajar os filhos nos negócios, não somente para educá-los, mas para tirar de nós uma visão mais contemporânea, tão essencial ao sucesso. E, assim, cada um de nós trilhou uma aventura rica, com contribuições originais a este grupo de mídia que encanta os brasileiros há quase cem anos.
Depois do Globo, fui para a TV, TV fechada e internet, num caminhar de tirar o fôlego, como foi a caminhada de meus irmãos. Não foi uma linha reta de sucesso, como nada na vida é. Houve curvas e obstáculos que, ao serem superados, reforçaram valores.
Sempre com uma parceria total de meus irmãos, João Roberto e José Roberto, e com o apoio dos melhores profissionais do mercado, pudemos pôr em prática, ponto a ponto, o que diz aquele documento que tenho sempre ao alcance das mãos, Essência Globo.
Destaco o principal, a nossa visão: “Queremos ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que busca a felicidade de todos e de cada um”.
Olho para tudo o que fizemos, para tudo o que fazemos e para tudo o que pretendemos fazer e constato, com alegria, que tudo está nessa visão escrita por nós três há 25 anos.
Em 2018, tomei a decisão de deixar a presidência executiva do Grupo e entregá-la a Jorge Nóbrega, que vem exercendo-a com a garra e o brilhantismo de sempre. Naquela ocasião, combinei com meus irmãos que também deixaria a presidência do Conselho de Administração num futuro próximo.
Na última reunião do Conselho de Administração, apresentei minha renúncia à presidência e propus que o João Roberto a assumisse. As duas propostas foram aprovadas por unanimidade, e hoje passo a presidência do Conselho a meu irmão, João Roberto, e assumo uma vice-presidência.
Como nós três compartilhamos o mesmo projeto, a mesma visão, nada muda. João tem uma capacidade de liderança ímpar: como poucos, sabe ouvir, sabe ponderar, sabe decidir. Está sempre atento ao norte para o qual apontam as tendências, capacidade fundamental no dia a dia da função.
Fico especialmente feliz de passar o bastão a um irmão, já que o Grupo Globo e a família Marinho são indissociáveis. Agora José Roberto e eu iremos apoiá-lo como vice-presidentes do Conselho, do qual fazem parte outros dois membros da família, também executivos do Grupo, meu filho Roberto e meu sobrinho Paulo, filho do José Roberto, numa tradição iniciada por meu pai: unir a experiência ao sentimento de contemporaneidade.
A família continuará a contar, no Conselho, com a contribuição valiosa e inestimável de Jorge Nóbrega e Alberto Pecegueiro.
Meu muito obrigado a todos vocês. Continuamos juntos.
Roberto Irineu Marinho
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente