Diretor de redação do jornal O Globo desde 2011, Ascânio Seleme deixa o cargo para se tornar colunista. Com isso, editor de integração assume como número 1 do veículo
A semana começou com o diretor-geral da Infoglobo e da Editora Globo, Frederic Kachar, anunciando grandes mudanças na estrutura da empresa. Entre as novidades está a saída do jornalista Ascânio Seleme do posto de diretor de redação de O Globo. Ele deixa o cargo depois de sete anos. Então diretor-adjunto, assumiu como número 1 do impresso em agosto de 2011, após a morte de Rodolfo Fernandes.
No comunicado interno, Frederic Kachar informa que a relação de Ascânio Seleme com o jornal O Globo não chegará ao fim. O executivo garante que o profissional deixa a direção de redação em novembro para depois atuar – em formato de colaborador – como colunista da publicação. Ele não será o primeiro a fazer esse caminho. No começo nos anos 2000, o então diretor de jornalismo do veículo, Merval Pereira, deixou o cargo de chefia para se tornar colunista.
Prestes a chegar ao fim, a gestão do comunicador n’O Globo foi elogiada pelo diretor-geral da empresa. “À frente do jornal, Ascânio sempre prezou pela excelência editorial, atuando com uma equipe de jornalistas e colunistas renomados, coberturas amplas e analíticas e furos de reportagem históricos, características que garantiram o posicionamento do Globo como um dos principais veículos de comunicação do país”, comenta Kachar.
Com Ascânio Seleme fora direção, a redação de O Globo passará a ser conduzida por Alan Gripp. Editor de integração de O Globo – aparecendo no expediente do jornal como coordenador do time de editores executivos -, terá a responsabilidades de “consolidar o avanço do negócio na atuação multiplataforma, potencializando o desenvolvimento de narrativas e abordagens adequadas às necessidades dos consumidores”, conforme registra Kachar. A troca de comando será oficialmente feita no início de dezembro.
A promoção de Gripp movimentará mais uma pessoa da redação do jornal. A editoria de integração passará a ser conduzida por Maria Fernanda Delmas, hoje editora-executiva. No novo cargo, ela assumirá o desafio de “garantir o melhor funcionamento da redação integrada”. Kachar adianta que ela terá de alinhar “as práticas e os processos aos objetivos do negócio” relacionado à operação do veículo de comunicação.
O antigo diretor
Catarinense de Canoinhas, Ascânio Seleme começou a carreira no jornalismo aos 16 anos, colaborando com o Correio do Norte, publicação de sua cidade natal. Ainda em Santa Catarina e já formado em comunicação social, trabalhou no Jornal de Santa Catarina e na TV Cultura. No Rio de Janeiro, passou por TV Globo, TV Manchete, IstoÉ e Gazeta Mercantil. Em 1988, chegou ao Globo. No jornal, de onde saiu em 2000 para voltar em 2001, foi repórter, editor, correspondente em Paris e editor executivo. Na carreira, conquistou três prêmios Esso e outros reconhecimentos nacionais.
O novo diretor
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com especialização em políticas públicas Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Alan Gripp é natural de Niterói (RJ) e começou a carreira no local O Fluminense e chegou à reportagem de O Globo em 2000, onde ganhou prêmios – inclusive dois Esso e um Rei da Espanha. Em 2007, trocou o veículo carioca pela Folha de S. Paulo. Voltou a’O Globo em 2014 como editor de política.
Pesquisa da Booking ainda informa que os destinos domésticos são preferência. Diretor da Rede Nacional…
Em 2024, a Macke Consultoria movimentou cerca de R$ 2 bilhões em recursos para inovação,…
A aula abordou temas como a importância do cuidado com a pele na infância e…
Fazer os trabalhos de papelaria em casa, aumentar o prazo de preparo e chamar "poucos…
Com mais de 220 expositores, o festival acontece em janeiro e receberá profissionais reconhecidos, apresentará…
Adaptabilidade, colaboração e visão estratégica são qualidades que se tornam ainda mais relevantes em um…