O mês de novembro foi de comemoração na TV Aparecida. A equipe da emissora pode dizer que ficou à frente de todas as suas concorrentes na televisão aberta. Ao menos na categoria ‘Telejornalismo’ da edição deste ano do prêmio de jornalismo promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O canal ficou em primeiro e superou Record e SBT.
O programa ‘Arquivo A’ foi o responsável pelo reconhecimento divulgado em 13 de novembro. Exatamente cinco meses antes, a atração, que é exibida às 22h de quinta-feira, levou ao ar reportagem sobre trabalho infantil no Pará. O material mostrou, entre outros pontos, que cerca de 170 mil crianças e adolescentes são obrigados a trabalhar no estado nortista. A repórter Gabriela Leite, a produtora Bruna Reis e o cinegrafista Robson Carvalho formaram a equipe do conteúdo que rendeu premiação à TV Aparecida.
A Record TV não ficou em primeiro lugar no prêmio do TST. O departamento de jornalismo da emissora de Edir Macedo, porém, conquistou duas vitórias em outras premiações realizadas ao decorrer de novembro. Aliás, o duplo reconhecimento foi consolidado na mesma data: noite de 21 de novembro. O canal foi eleito o melhor nas categorias ‘Televisão’ do Prêmio Estácio de Jornalismo e do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo.
No Prêmio Estácio de Jornalismo, a Record TV foi ganhadora com a reportagem ‘Médico Genial’. A matéria contou com trabalhos de Marcelo Souza, Janaina Demarque, Lúcio Sturm, Clóris Akonteh, Yu Teh Huang, Fábio Ribeiro e Daniel Arcanjo. “Brasileiros traficados e escravizados em garimpos clandestinos da Guiana Francesa” foi o conteúdo vitorioso do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. A equipe foi formada por Daniel Motta, Marcus Reis, Rodrigo Favero, Antonio dos Santos e André Caramante.
Mario Caje, Leila Sterenberg, Ariel Palácios, Simone Delgado, Joy Ernanny e Marita Graça Bittencourt. Esses foram os jornalistas envolvidos na reportagem “Financiamento e qualidade das Universidades Públicas”. A matéria exibida pela GloboNews conquistou o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo. A festa em que o troféu foi entregue ocorreu na semana passada, em novembro.
“Foi uma surpresa, pela qualidade do trabalho de todos. A gente fez esse programa no calor dos acontecimentos, quando os contingenciamentos estavam acontecendo nas universidades. Agradeço a toda a nossa equipe”, vibrou Leila Sterenberg. “O país só avança quando acredita na educação”, completou Mario Cajé, também autor da reportagem vencedora da GloboNews.
Além do reconhecimento à GloboNews, a equipe do Prêmio Estácio de Jornalismo divulgou a lista completa dos vencedores da edição 2019. Confira:
Internet
“Era uma vez um sertão que sonhou que podia ir para a universidade”
Nayara Felizardo
The Intercept Brasil
Impresso
“À procura da felicidade”
Larissa Lopes, Thiago Tanji, Mayra Martins, Yorka e Tipocali
Revista Galileu
TV
“Médico genial”
Marcelo Souza, Janaina Demarque, Lúcio Sturm, Clóris Akonteh, Yu Teh Huang, Fábio Ribeiro e Daniel Arcanjo
Record TV
Rádio
“O diploma distante”
Rodrigo Resende
Rádio Senado
Internet
“O projeto meninas na ciência, que incentiva estudantes da Serra a aprender engenharia e computação”
Guilherme Justino e Jefferson Botega
Zero Hora
Impresso
“Para que serve um bolsista”
Itamar Melo e Valeska Linauer
Zero Hora
TV
“Série confisco – História revista”
Renato Franco, Bruna Cevidanes, William Félix e Romina Farcae
Rede Minas
Rádio
“Especial: direito de ser o que é”
Ana Luiza Bongiovani, Júlio Vieira, Ike Yagelovic e Gabriel Faleiro
BandNews FM – Belo Horizonte
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente