Especiais

TV Cultura: sem ‘Manhattan Connection’ e com parceria com agência da China

A TV Cultura passou por movimentações nos últimos dias. A emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta retirou o programa ‘Manhattan Connection’ de sua grade na última sexta-feira, 24, e, na segunda-feira anterior, 20, iniciou parceria com uma agência de notícias chinesa, a Xinhua.

Leia mais:

Após nove meses desde a sua integração na grade de programação da emissora, o ‘Manhattan Connection’ teve seu fim anunciado. A TV Cultura não informou os motivos para o fim do programa criado há 28 anos, na televisão paga, dizendo apenas que a decisão foi tomada em comum acordo entre as partes.

Desde a mudança para o canal, a formação da equipe do programa já não era a mesma. O âncora Diogo Mainardi e Pedro Andrade deixaram a atração. A equipe original contava, além dos dois, com Lucas Mendes e Caio Blinder.

Uma possibilidade para o fim do programa, no entanto, foi levantada pela última convidada a participar, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP). Segundo publicações feitas no seu Twitter, o fim do ‘Manhattan Connection’ teria relação com suas falas contrárias ao governador do Estado de São Paulo, João Dória.

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, é financiada em, pelo menos, 60% pelo governo paulista. Por esse motivo, a hipótese levantada e as críticas da deputada ganharam repercussão na mídia e nas redes sociais.

A ideia apontada foi, no entanto, negada por Lucas Mendes. De acordo com ele, em entrevista à coluna da jornalista Cristina Padiglione, na Folha de S. Paulo, o fim do ‘Manhattan Connection’ na TV Cultura foi motivado por “divergências financeiras”.

“A Cultura tem o dinheiro para pagar pelos programas atrasados, e teria para manter o programa, mas o contrato é via produtora Blend”, disse à jornalista. Ele acrescentou, ainda, que inicialmente, o programa seria custeado totalmente pela iniciativa privada, por meio de patrocínios.

Em nota distribuída no último domingo, 26, a TV Cultura negou as acusações de Janaína Paschoal e afirmou que as negociações de encerramento de contrato foram realizadas antes da realização da última edição do programa. Além disso, o episódio que conta com a participação da deputada foi reprisado e segue disponível no YouTube.

Parceria Chinesa

A TV Cultura passou a contar, no dia 20 de setembro, com uma nova parceira de conteúdos. A Xinhua, agência de notícias chinesa, e a emissora televisiva brasileira assinaram contrato para troca de informações. A agência é considerada a principal empresa de notícias do país, com publicações em diferentes idiomas e 138 escritórios ao redor do mundo.

Segundo o comunicado da TV Cultura, Chen Weihua, presidente da Xinhua, acredita que a parceria será uma forma de promover uma maior interação e conhecimento entre os povos do Brasil e da China. “Não é uma TV baseada somente em São Paulo, é divulgada no Brasil inteiro. Então essa parceria entre a Xinhua e a TV Cultura vai ajudar os dois povos a se conhecerem cada dia mais”, afirmou.

Já para o presidente da Fundação Padre Anchieta, o contato entre o veículo de comunicação e a agência chinesa permitirá o relacionamento com fontes primárias. “Esse acordo permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses”, declarou.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

Interactive Brokers lança opções diárias sobre o CAC 40® Index

A Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), uma corretora eletrônica global automatizada, anunciou hoje a disponibilidade de…

50 minutos ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Brightcove (NASDAQ: BCOV), a empresa de tecnologia de transmissão digital mais confiável do mundo, compartilhou…

1 hora ago

Keyloop conclui aquisição da Automotive Transformation Group (ATG)

A Keyloop, uma empresa mundial de tecnologia automotiva, anunciou hoje a conclusão da aquisição da…

1 hora ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Como líder do mercado de transmissão digital, o fornecedor de tecnologia de vídeo se tornou…

1 hora ago

Lenovo avança foco na segurança do cliente com nova resiliência cibernética como serviço (Cyber Resiliency as a Service) impulsionada por IA

Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a potência tecnológica mundial, lançou sua nova Cyber Resiliency as…

1 hora ago

LambdaTest eleva a segurança e o desempenho com proxy SOCKS5 e suporte HTTP/2

LambdaTest, uma plataforma líder de testes unificados baseada em nuvem, anunciou funcionalidades aprimoradas em seu…

1 hora ago