Portal Comunique-se

Um dia para se refletir – por Mateus Rosa

No Dia do Jornalista, o Comunique-se publica o relato de… um jornalista

Sete de abril, o Dia do Jornalista. Profissão e formação acadêmica que tenho orgulho de ter feito e de fazer parte.

Leia mais:

Porém, hoje não é um dia para apenas comemorar, mas também é para refletir. Formei-me em 2016. Após isso, cresceu o movimento das chamadas fake news e a cada dia isso vem piorando.

Não tenho preferência política. Não defendo nem Lula e nem Bolsonaro. Foi no governo do primeiro que, em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão — e, consequentemente, para os veículos de comunicação contratarem novos profissionais da área. O segundo é um dos “líderes” políticos que mais “agredi” verbalmente, pois ele prega o ódio e a perseguição a toda classe jornalística.

Sinto falta de levar informações de qualidade e com a veracidade de que as pessoas precisam. Assim como erro médico numa cirurgia, uma notícia errada — ou falsa — pode matar pessoas. Talvez o meu erro como jornalista foi nunca ter traído os valores morais e éticos que aprendi, tanto na faculdade como com meus pais.

Eu ainda quero voltar a atuar como jornalista, mas, provavelmente, não será em Vacaria [município do interior do Rio Grande do Sul], mas tenho que me preparar para quando a oportunidade aparecer. Como diz o ditado: cavalo encilhado não passa duas vezes.

Parabéns a todos os colegas jornalistas pelo nosso dia!

__________

Por Mateus Rosa, jornalista. Conteúdo publicado originalmente no perfil do Facebook do autor.

Compartilhe
0
0

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata