Transformação é sair de uma forma original para atingir um novo jeito de ser. É um processo desgastante cheio de incertezas, que demanda coragem e um uma mínima visão de futuro para que seja realizada. É uma metamorfose, aquela revolução que conhecemos na natureza da lagarta à borboleta. É difícil em uma grande empresa, o famoso “transatlântico”, mas ainda mais desafiador nas empresas menores, principalmente no setor de comunicação.
A maior constatação é a de que não existe “a” transformação digital. E o desafio começa por aí. No início da era digital, ainda fins dos anos 1990, muito se falava do termo e-business, como processo revolucionário. Depois a moda foi a web 2.0 e toda a liberdade que ela nos trouxe. Por fim, a indústria 4.0, já cunhando o termo da transformação digital. E agora durante esta longa pandemia, que veio testar nossa capacidade de resiliência e, novamente, de nos transformar.
A metamorfose digital regular demanda cada vez mais investimentos e organização. Para as pequenas e médias agências, é um desafio e tanto ter que incorporar a cada ano novas demandas obrigatórias para se manter minimamente atualizado, quanto mais competitivo. Aquilo que era um capital amortizado, hoje se torna despesa obrigatória e mensal. Do servidor para cloud. Do software comprado para o as a service. Isso tudo sem perder a única solução: incorporar o digital como item básico do DNA da cultura organizacional.
Por isso, acredito que vale trazer alguns pontos de vista que podem ajudar e enfrentar esse desafio da metamorfose digital constante:
Com o passar dos anos, pude perceber que esse comportamento de metamorfose digital constante não é algo preso a um contexto ou a uma época. Por isso, acredito que todos esses cinco passos podem — e devem — ser adotados como práticas para a construção e a manutenção de um comportamento regular. De uma forma, para outra, e outra e mais outra. Quando você olhar para trás vai ver quantas metamorfoses ultrapassou (e quantas ainda estão por vir).
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Por Daniel Rimoli, diretor de planejamento e inovação da Repense.
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