Transformação é sair de uma forma original para atingir um novo jeito de ser. É um processo desgastante cheio de incertezas, que demanda coragem e um uma mínima visão de futuro para que seja realizada. É uma metamorfose, aquela revolução que conhecemos na natureza da lagarta à borboleta. É difícil em uma grande empresa, o famoso “transatlântico”, mas ainda mais desafiador nas empresas menores, principalmente no setor de comunicação.
A maior constatação é a de que não existe “a” transformação digital. E o desafio começa por aí. No início da era digital, ainda fins dos anos 1990, muito se falava do termo e-business, como processo revolucionário. Depois a moda foi a web 2.0 e toda a liberdade que ela nos trouxe. Por fim, a indústria 4.0, já cunhando o termo da transformação digital. E agora durante esta longa pandemia, que veio testar nossa capacidade de resiliência e, novamente, de nos transformar.
A metamorfose digital regular demanda cada vez mais investimentos e organização. Para as pequenas e médias agências, é um desafio e tanto ter que incorporar a cada ano novas demandas obrigatórias para se manter minimamente atualizado, quanto mais competitivo. Aquilo que era um capital amortizado, hoje se torna despesa obrigatória e mensal. Do servidor para cloud. Do software comprado para o as a service. Isso tudo sem perder a única solução: incorporar o digital como item básico do DNA da cultura organizacional.
Por isso, acredito que vale trazer alguns pontos de vista que podem ajudar e enfrentar esse desafio da metamorfose digital constante:
Com o passar dos anos, pude perceber que esse comportamento de metamorfose digital constante não é algo preso a um contexto ou a uma época. Por isso, acredito que todos esses cinco passos podem — e devem — ser adotados como práticas para a construção e a manutenção de um comportamento regular. De uma forma, para outra, e outra e mais outra. Quando você olhar para trás vai ver quantas metamorfoses ultrapassou (e quantas ainda estão por vir).
_______________
Por Daniel Rimoli, diretor de planejamento e inovação da Repense.
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, divulgou hoje os resultados financeiros do quarto…
Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e…
Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de…
CIDADE DO MÉXICO 27/4/2024 - Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina…
Com o período de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os brasileiros buscam…
No mundo dos negócios, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Algumas situações podem ser ruins…