PAUTAS & NOTAS

Universidades reforçam quadros de docentes em comunicação

sala de aula - comunicacao - faap - anhembi morumbi - casper libero - espm
(Imagem: reprodução)

Núcleos de comunicação de FAAP e Anhembi Morumbi se reforçam. Docentes da Cásper Líbero contam com nova diretoria, enquanto a ESPM investe em formação para executivos

FAAP contrata jornalista do Estadão

Editora de O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin também se dedica a funções acadêmicas. Há um mês, ela foi anunciada coordenadora do laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso de jornalismo da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). À frente do LabJor, como a unidade é conhecida internamente, ela também assume outra função na comunicação da instituição de ensino superior. Passa a ser professora da disciplina de webjornalismo.

Recém-contratada, Luciana Garbin chega à FAAP com trabalhos desenvolvidos para imprensa, mercado editorial e meio acadêmico. No Estadão, já foi repórter, repórter especial, chefe de reportagem do ‘Metrópole’, coordenadora de produção de ‘Política’ e editora, de ‘Metrópole’ e ‘Primeira Página’. Atualmente, é editora de produção de todo o jornal (impresso e online). Premiada no jornal, é autora de dois livros: Álbum de Retratos – Photographias Brazileiras, em coautoria com João Emilio Gerodetti, (editora TrezMarias, 2012); e o infantil Albertinho e Suas Incríveis Máquinas Voadoras (que está em produção). É mestre em comunicação pela USP e participou do Programa de Jornalismo Avançado da Universidade de Navarra (Espanha).

Professor e coordenador da Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi decidiu reconhecer o trabalho de quem já pertencia ao corpo de docentes da empresa. Dessa forma, o pesquisador Elmo Francfort foi o escolhido para ser o coordenador do curso de “Rádio, TV e Internet”. Ele também segue como professor da instituição. Para a nova função, o profissional de comunicação leva toda a sua bagagem em pesquisas e universidades. É editor do site Memória da Mídia e tem passagens por Pró-TV e Faculdade Cásper Líbero.

Faculdade Cásper Líbero anuncia diretor

Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP, o professor Wellington Andrade é o novo diretor responsável pela Faculdade Cásper Líbero. O anúncio foi feito em 1º de março, sendo que o acadêmico assumiu a função no fim de fevereiro. Responsável pelas aulas das disciplinas de jornalismo cultural (pós-graduação), língua portuguesa e técnica de redação, ele está há mais de 18 anos na instituição de ensino sediada na Avenida Paulista, na região central de São Paulo.

“Tenho o desafio de manter o forte nome da Faculdade Cásper Líbero. Quero trazer para a direção o que eu já faço em sala de aula: criar uma relação de confiança, construir uma via de mão dupla com os alunos gerida com proximidade e empatia, e também, desenvolver a troca de aprendizagem conjunta. A direção estará aberta e muito sensível a responder as demandas da atualidade”, disse Wellington Andrade ao assumir o cargo de diretor. Ele tem como vice o professor Adalton Francioso Diniz.

comunicação - cásper líbero - faap - espm - anhembi morumbi - wellington andrade
Wellington Andrade, diretor da Faculdade Cásper Líbero (Imagem: Mariana Cavalcanti)

ESPM tem campus voltado à formação executiva

Desde o fim de janeiro, a ESPM conta com campus dedicado à educação executiva. Localizada no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo, a estrutura atende cursos de pós-graduação para os chamados “altos executivos”. Entre os temas oferecidos está o “MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação”. Além das aulas de manhã e noite, o aluno pode optar por estudar em pleno horário de almoço. Segundo a faculdade, trata-se de algo inédito no Brasil.

“Com esse novo espaço, vamos oferecer conteúdo de excelência, novas metodologias de aprendizagem, oportunidade de networking de alto nível e um grau de conveniência que se adeque à agenda desses profissionais”, diz o presidente da ESPM, Dalton Pastore. “Cada vez mais, o mercado exigirá profissionais dispostos a estudar durante toda a vida, uma tendência conhecida como life-long learning. As instituições de ensino terão de ter flexibilidade para se adaptar a esse novo padrão”, complementa.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Prêmio Comunique-se