(Imagem: Divulgação/VMC)
Há 20 anos recebi o Rodrigo Azevedo com uma solução tecnológica que facilitaria o trabalho de assessoria de imprensa. Nem pensei duas vezes. Aderi ao Comunique-se, com o atendimento exemplar da Rose Silva. Parece fácil hoje, mas foi disruptivo no nosso segmento na época.
E qual foi o impacto para as assessorias de imprensa? Poupou-nos muito tempo para a atualizar os mailings e agilizou o contato com os jornalistas na redação. Os envios de releases — que iam pelo correio, fax ou por uma base de internet de linha discada — foram aprimorados com as soluções de TI. Ficou rápido, eficaz e fácil para selecionar o que realmente interessava. E vieram demandas, como uma coletiva nacional e online com três porta-vozes. Desafio aceito e cumprido. Tudo deu certo.
Hoje é praticamente impossível trabalhar sem as bases de apoio tecnológico e o mix de serviços, como produzido pelo Comunique-se
Vera Moreira, cliente do Comunique-se desde 2001
A tecnologia foi sendo incorporada nas redações e nas agências de comunicação. Hoje é praticamente impossível trabalhar sem as bases de apoio tecnológico e o mix de serviços, como produzido pelo Comunique-se.
Os parâmetros da comunicação corporativa modificaram de forma radical com a internet, centenas de blogs, os influenciadores, portais de notícias de nicho, centenas de canais no YouTube, podcasts e as dezenas de lives pelas redes sociais dos veículos de imprensa. Assim como a jurimetria revolucionou o mundo jurídico, as mediatechs como o Comunique-se moldam a comunicação contemporânea.
Sou de uma geração de jornalistas que apurava pautas na rua, falava com fontes, tinha um olhar para os problemas urbanos. Com a consolidação das assessorias de imprensa profissionais, e não mais departamento de relação pública, o relacionamento com as redações foi uma sinergia com conteúdo relevante. Os serviços de suporte para o trabalho, com mailing atualizado e disparo de releases, permitiu uma celeridade que seria difícil alcançar.
As redações encolheram muito antes da crise com a pandemia, dando espaço para jornalistas mais jovens que já têm a pegada tecnológica. Os demais se adaptaram muito rápido aos devices e a rapidez como a notícia se espalha no mundo.
A produção de conteúdo das agências de comunicação é aliadas poderosa do jornalismo moderno
Vera Moreira, cliente do Comunique-se desde 2001
Se nos anos 80, a emissora onde eu trabalhava tinha 25 repórteres, mais de dez redatores e editores, cinco rádio-escuta, chefes de reportagem, sete comentaristas altamente renomados, entrevistas presenciais; hoje são equipes reduzidas e âncoras que precisam estar muito bem informados. Por isso, a produção de conteúdo das agências de comunicação é aliada poderosa do jornalismo moderno.
Ficou muito mais difícil para as assessorias de imprensa trabalhar dentro dessas métricas de abertura de e-mails, discutir uma pauta com o repórter trabalhando de casa ou simplesmente disputar espaço num momento em que as pautas são sempre semelhantes.
Por isso, é importante investir em soluções de comunicação – seja serviço ou conteúdo – que tenham como resultado agregar valor ao cliente e aos usuários das plataformas de notícia.
Relacionamento ainda é tudo na comunicação. O bom jornalismo não morre, se reinventa.
Parabéns ao Comunique-se pelos 20 anos. Muitos desafios virão e contamos com suas soluções.
__________________
Por Vera Moreira. Jornalista, repórter há 40 anos e sócia fundadora da Vera Moreira Comunicação (VMC), agência com 26 anos de mercado e que é cliente do Comunique-se desde 2001.
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…
Solução amplia experiência de compra no canal com opções integradas de pagamento via Pix, cartão…