Opinião

Vinícius Dônola estreia parceria com o Portal Comunique-se

Jornalista com décadas de carreira, tendo experiência em Rede Globo e Record TV, é o mais novo articulista-parceiro do Portal Comunique-se. Vinícius Dônola trará dicas para profissionais da área

Profissional com 30 anos de televisão, Vinícius Dônola assume desafio no jornalismo digital. Aos 50 anos, ele entra para o time de parceiros de conteúdo do Portal Comunique-se. A parceria se dá por meio do projeto idealizado pelo comunicador para o YouTube, onde mescla dicas e análises relacionadas ao ambiente do novo jornalismo.

Em prol do jornalismo, Vinícius Dônola já encarou o frio. Muito frio! (Imagem: arquivo pessoal)

O acordo com o Portal Comunique-se fará com que os vídeos produzidos e estrelados por Vinícius Dônola ganhem vez no site que se dedica a ser o “ponto de encontro da comunicação” e que só em fevereiro registrou mais de 108 mil usuários segundo o Google Analytics. Com isso, a audiência do veículo nativo digital passa a ter a possibilidade de acompanhar materiais originais sobre a mídia televisiva.

Leia mais:

Para Vinícius Dônola, a parceria pode servir para amplificar o seu trabalho no mundo online. “O Comunique-se é um grande canhão [de distribuição]”, diz o jornalista que revela sempre ter tido “muito carinho e respeito” pelo site. “É a possibilidade de levar esse meu trabalho para mais gente”, complementa o profissional que tem recebido mensagens de jovens e experientes comunicadores espalhados pelo Brasil.

A parceria de conteúdo também é celebrada pelo editor sênior do Portal Comunique-se, Anderson Scardoelli. Na visão dele, o maior beneficiado será o público do site. “É uma honra poder falar que temos o Vinícius Dônola como articulista-parceiro”, enfatiza. “Tenho a certeza que será uma honra e um prazer para o nosso público, que terá acesso a conteúdos úteis, de qualidade e feitos por quem entende do assunto”, analisa Anderson Scardoelli.

Com Vinícius Dônola, o Portal Comunique-se reforça o seu time de articulistas-parceiros. Somente nos primeiros meses de 2020, o site já contou com colaborações de profissionais como Alessandra Fedeski, Almir Rizzatto, Carlos Brickmann, Fernando Morgado, João Paulo Borges e Vanessa Tófano. ‘Mestre do Jornalismo’ do Prêmio Comunique-se, Heródoto Barbeiro também colabora com o “ponto de encontro da comunicação”.

https://portal.comunique-se.com.br/top-10-erros-que-vao-ao-ar-na-tv/

Jornalista experiente

Vinícius Dônola é especialista quando o assunto é telejornalismo. Com dupla formação em comunicação social, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e Escola de Jornalismo do Porto (Portugal), ele começou a carreira na telinha por meio da TV Metrópole, canal baseado no interior paulista e que funcionava como filiada da hoje extinta Manchete. Depois, foi para a cidade de São Paulo ser repórter da própria da Manchete.

Anos mais tarde, ainda no início da década de 1990, Vinícius Dônola começou a trilhar caminho profissional em parceria com a Rede Globo de Televisão. Primeiramente, foi funcionário da TV Vale do Paraíba, afiliada da “plim plim” baseada em São José dos Campos (SP) e que hoje em dia recebe o nome de Vanguarda. Contratado pela cabeça-de-rede, o jornalista se mudou para o Rio de Janeiro. De 1994 a 2008, foi repórter especial da emissora mantida pela família Marinho.

Em prol do jornalismo, ele já esteve no fundo do mar também. (Imagem: arquivo pessoal)

Em 2009, Vinícius Dônola mudou de emprego, mas seguiu no telejornalismo. Contratado pela Record TV, o comunicador permaneceu por mais de nove anos na emissora. Foi, inicialmente, repórter especial no Rio de Janeiro. Encarou desafio internacional, sendo correspondente do canal em Nova York (Estados Unidos) por dois anos, de 2010 a 2012. De volta ao Brasil, retomou o trabalho de repórter especial do ‘Domingo Espetacular’, atração que eventualmente contou com a sua apresentação. Deixou o canal em outubro de 2018.

Escritor

Exatamente um ano após deixar a Record TV, Vinícius Dônola estreou no mercado editorial. Pela editora Intrínseca, ele lançou o livro Histórias das histórias que contei. Em mais de 300 páginas, a obra apresenta, conforme o título sugere, bastidores de fatos que contaram com a cobertura do jornalista. Após se dedicar ao lançamento do livro, Vinícius Dônola tem investido em projeto audiovisual na web, por meio do canal de YouTube e, agora, entra para o time de parceiros de conteúdo do Portal Comunique-se.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

10 horas ago

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

10 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

10 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

10 horas ago